Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Metodologia...

Opa... Bom dia

Na verdade, minha dúvida não é exatamente sobre o curso... Tb estou estudando java\eclipse e fiquei em dúvida sobre como que é no dia a dia das empresas. Como que é a metodologia hj com relação ao front e back-end? Tipo, faço todo o front usando html, css e javaScritp em um notepad por exemplo, ou utilizo os recursos do java\eclipse, como jsf, por exemplo?

Flws Abraço e parabens pelo curso e metodologia

3 respostas

Opa Renato, tudo bem? No geral a gente pensa assim e é até viável, mas acho que o mais comum mesmo é você usar um editor que permita você trabalhar com os dois mundos. O eclipse em si não tem muito suporte ao HTML, CSS e JS, mas você pode utilizá-lo para essas linguagens também.

Outra opção como eu disse é usar um editor mais completão como o Intellij ou mesmo o NetBeans que suportam os dois universos. Isso, claro, se o projeto for bem acoplado.

Depende muito da organização do projeto. E de quem está desenvolvendo. Se for front-ender, usar seu editor predileto não é problema.

certo... só mais uma duvida... Saberia me dizer como é o trabalho normalmente nas empresas com relação a divisão dos trabalhos front e back ... Tipo..vamos supor que a empresa utiliza java como back... Caso seja uma empresa grande e bem estruturada (que utilize java) , é mais comum ter uma equipe de front que não saiba nada de java e desenvolva todo o html,css e validações em java script somente... Ou ... o mais comum é utilizar os recursos de primefaces para fazer todo front tb?

Não sei se deu pra entender bem... resumindo, gostaria de saber qual é a melhor forma de comunicação entre front e back... E se é viável fazer toda parte html\css na mão, sem utilizar nenhuma ferramenta para ajudar na produtividade tb.

solução!

Opa Renato, como eu disse antes, varia muito. Mas ter uma equipe que não saiba nada de Java pode acontecer, assim como pode acontecer que a equipe de front saiba o básico de java.

Em alguns casos, a equipe pode não saber exatamente nada sobre o back. Em casos de aplicações construídas com React ou Angular por exemplo, podem consumir aplicações Java sem a mínima ideia do que acontece por trás, tudo que o front precisa em alguns casos é a API e o fluxo, de onde vem e para onde vão os dados.

Eu não sou um Javeiro, mas pode sim ser usado o tal do primefaces. Depende da equipe, projeto e empresa.

Acredito que o mais comum seja isso mesmo, o front faz o front e o back faz o back, porém, lado a lado para um talvez auxiliar o outro em alguma coisa. Por último, não existe uma melhor forma que abrange todos os casos. Existe uma melhor forma para o projeto daquela tecnologia naquela empresa com aquela equipe, entende?

O front por não usar uma IDE não quer dizer que seja tudo na mão ou não tenha auxilio de ferramentas para produtividade. Existem várias ferramentas para ajudar na produtividade do front também.