2
respostas

Método Splice()

Caros, boa noite, espero encontra-los bem.

Fiquei com dúvida neste exemplo do método splice, nesse exercício animais marinhos.

neste trecho:

animaisDoAquario.splice(3, 2, 'atum'); o número 3 representa o elemento do array, correto ? Este númeral 2 seria a quantidade ?

A String 'atum' subistitui a string na posição 3, correto ?

Só não entendi, o que representa o numeral 2.

Por favor, alguém poderia me explicar este exercício ?

2 respostas

Oi, Carlos! Tudo bem?

O método splice tem a seguinte sintaxe:

array.splice(índice, quantidade, item1, item2, ..., itemN)
  • índice: a posição inicial no array onde as mudanças começarão.
  • quantidade: o número de elementos que serão removidos a partir do índice.
  • item1, item2, ..., itemN: os elementos que serão adicionados no array a partir da posição do índice.

No nosso exemplo:

animaisDoAquario.splice(3, 2, 'atum')
  • O número 3 representa o índice no array onde a operação começará. Ou seja, a partir do elemento na posição 3.
  • O número 2 representa a quantidade de elementos que serão removidos a partir desse índice. Então, dois elementos serão removidos começando da posição 3.
  • A string 'atum' é o elemento que será adicionado no lugar dos elementos removidos.

Vamos ver isso na prática com o array original:

animaisDoAquario = ['baleia', 'polvo', 'golfinho', 'tubarão']
  1. A operação animaisDoAquario.splice(1, 0, 'sardinha') adiciona 'sardinha' na posição 1, sem remover nenhum elemento:
    ['baleia', 'sardinha', 'polvo', 'golfinho', 'tubarão']

2. A operação animaisDoAquario.splice(3, 2, 'atum') começa na posição 3 (golfinho), remove 2 elementos (golfinho e tubarão) e adiciona 'atum':
    ['baleia', 'sardinha', 'polvo', 'atum']

Portanto, o numeral 2 no método splice indica a quantidade de elementos que serão removidos a partir do índice especificado.

Espero ter ajudado!

Um forte abraço e bons estudos!

Oi Carlos, tudo jóia?

Acho que uma maneira legal de ler os atributos seria mais ou menos assim:

animaisDoAquario.splice(3, 2, 'atum')

A partir da posição 3, elimine 2 posições e inclua 'Atum" . acho que assim fica mais ilustrativo.

Sendo assim, pro meu exemplo abaixo a posição 3 seria a posição da "anchova", então, ele vai elimintar 2 ocorrências a partir dela, ou seja, o "salmão" e o 'palhaço' e incluir 'atum'.

peixes = ['sardinha', 'tilápia', 'anchova', 'salmão', 'palhaço']
peixes.splice(3, 2, 'atum') // à partir da posição 3, elimine 2 índices e inclua o atum
console.log(peixes)

veja se assim fica mais fácil de interpretar. Abraço!