1
resposta

método SMART é uma abordagem estruturada e eficaz

O método SMART é uma abordagem estruturada e eficaz para estabelecer metas que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Originalmente aplicado no contexto empresarial, o método SMART tem sido amplamente adotado também na educação e no desenvolvimento pessoal como uma ferramenta poderosa para planejar e alcançar objetivos de aprendizagem de maneira sistemática e eficiente.

Ao aplicar os princípios do método SMART na aprendizagem, indivíduos podem definir metas que são claramente delineadas, quantificáveis em termos de progresso e sucesso, realistas de acordo com suas habilidades e circunstâncias, relevantes para seus interesses e objetivos de vida, e com um prazo definido para manter o foco e a disciplina.

1 resposta

Oi, Sophia. Tudo bem?

Você está no caminho certo ao entender que o método SMART é uma ferramenta poderosa para definir e alcançar metas de forma estruturada. Vou te ajudar a aplicar os princípios do método SMART na aprendizagem, usando exemplos práticos para ilustrar cada aspecto.

Vamos usar um exemplo de aprendizagem para ver como isso funciona na prática:

Exemplo: Aprender a programar em Python

  1. Específica (Specific):

    • Meta: Quero aprender a programar em Python.
    • Detalhamento: Quero ser capaz de escrever scripts básicos em Python que automatizam tarefas simples.
  2. Mensurável (Measurable):

    • Progresso: Vou completar 10 exercícios de programação por semana.
    • Sucesso: Vou ser capaz de resolver 80% dos problemas de programação em Python no site "HackerRank" em 3 meses.
  3. Atingível (Achievable):

    • Realidade: Tenho 1 hora por dia disponível para estudar Python.
    • Recursos: Tenho acesso a cursos online, livros e fóruns de discussão.
  4. Relevante (Relevant):

    • Importância: Aprender Python é relevante para minha carreira, pois muitos projetos na minha área de trabalho utilizam essa linguagem.
    • Objetivo de vida: Quero me tornar um desenvolvedor de software e Python é uma habilidade essencial para isso.
  5. Com prazo definido (Timely):

    • Prazo: Vou aprender Python em 3 meses.
    • Divisão do tempo: Vou estudar 1 hora por dia, 5 dias por semana.

Estrutura da Meta SMART

  • Meta Específica: Quero aprender a programar em Python para escrever scripts básicos que automatizam tarefas simples.
  • Mensurável: Vou completar 10 exercícios de programação por semana e ser capaz de resolver 80% dos problemas no "HackerRank" em 3 meses.
  • Atingível: Tenho 1 hora por dia disponível para estudar e acesso a recursos de aprendizagem.
  • Relevante: Aprender Python é essencial para minha carreira de desenvolvedor de software.
  • Com Prazo Definido: Vou aprender Python em 3 meses, estudando 1 hora por dia, 5 dias por semana.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!