Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Método ou framework?

Em provas de certificação posso usar método ou framework scrum como sinônimos? obgda!

2 respostas

Olá Karen, tudo bem? Framework é uma estrutura ou carcaça, um conjunto de conceitos e técnicas. É totalmente adaptável. Metodologia é um conjunto de métodos, padrões e regras que devem ser seguidos conforme o estudo científico.

Nesse caso, o Scrum é um framework estrutural para gestão de projetos baseado no empirismo, afirmando que o conhecimento vem de experiências anteriores e de decisões tomadas. Isso significa que é um framework iterativo e incremental, pois usa experiências anteriores para aperfeiçoar controle de riscos e decisões futuras.

Agradeço sua dúvida e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!
solução!

Olá, Karen, tudo bem?

Trazendo algumas conceituações técnicas, o método é utilizado quando nos referimos a sistematização de algum evento. São portanto, um conjunto de procedimentos sistemáticos e racionais que permitem alcançar os objetivos da pesquisa. No caso do Scrum, a abordagem é iterativa e incremental para o desenvolvimento de produtos, que se concentra na colaboração, flexibilidade e adaptabilidade. A estas características, foi denominado "método scrum", apesar de se diferenciarem do conceito teórico de "método", que tem por base algo mais engessado e pouco mutável (procedimentos padrões).

Há ainda no meio da tecnologia uma discussão se o Scrum é realmente um método ou apenas um framework, uma vez que o método define praticamente tudo que é necessário para a construção de um projeto, o que não acontece com Scrum.

Já o framework Scrum é o conjunto definido de regras, papéis, artefatos e eventos que juntos compõem a metodologia Scrum. O framework Scrum fornece uma estrutura clara para a equipe seguir a metodologia Scrum e alcançar seus objetivos de maneira eficaz.

Deixo essa discussão no Linkedin caso te interesse o tópico!

Para a certificação, você deve ter clara essas diferenciações. Apesar disso, na prática a aplicação do Scrum não se altera por conta do debate.

Obrigada pela participação! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Se essa resposta te ajudou, marque como solução ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software