1
resposta

Método Kolb

Tenho varias ressalvas sobre o método Kolb, aliás todos esses "métodos" parece querer colocar todos em caixinhas, embora ele diga, que temos que passar por todas as 4 formas de apender teorizadas por ele, aprender não é um caminho linear, nunca li nada escrito por ele, e posso estar terrivelmente enganado, mas não me parece a melhor maneira.

1 resposta

Olá, Natan!

Entendo suas preocupações e ressalvas sobre o método Kolb. O modelo de aprendizagem experiencial de Kolb sugere que a aprendizagem é um processo contínuo que envolve quatro estágios: experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa.

No entanto, você está absolutamente correto ao dizer que a aprendizagem não é um caminho linear. Cada indivíduo tem sua própria maneira de aprender e pode transitar entre esses estágios de maneiras diferentes e em momentos diferentes.

O método Kolb é apenas uma das muitas teorias de aprendizagem e não é necessariamente a "melhor" ou a única maneira de aprender. É mais uma ferramenta que pode ser útil para algumas pessoas em certos contextos.

Por exemplo, se você estiver aprendendo a cozinhar, pode começar com uma experiência concreta (cozinhando uma receita), seguida de observação reflexiva (pensando sobre o que funcionou e o que não funcionou), conceituação abstrata (aprendendo os princípios da culinária) e, finalmente, experimentação ativa (tentando uma nova receita com base no que aprendeu).

De qualquer forma, é sempre bom questionar e refletir sobre as diferentes abordagens de aprendizagem. Afinal, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Agradecemos por trazer esta reflexão aqui para o fórum. Essas contribuições são fundamentais para o aprendizado de todo mundo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Natan, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software