Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Método getOne() deprecated

Bom dia a todos

Eu tava seguindo o código da aula, e quando fui digitar o código getOne(), aparecia uma mensagem que esse método estava deprecated, e que ele é do Java:

getOne(Long): Usuario' is deprecated. Deprecated in Java

Uma das sugestões que apareceu foi o getReferenceById(), mas eu não tenho certeza se esse é o metodo certo? Eu queria uma conformação se é esse mesmo método ou é outro.

Ps: um fórum de mais de um ano atrás(16/11/2021), indicava essa mesma dúvida,no qual não foi sanada qual seria o método substituto. E também prometeram corrigi-lo e trazer um aviso sobre o mesmo, que não encontrei até afora

1 resposta
solução!

Fala Murilo, beleza?

Esse método que você citou pode ser usado tranquilamente, ele vai atender o que você precisa.

Porém existe um método ainda melhor que pode ser usado:

findByIdOrNull()

Que ele vai retornar o registro pelo id e caso não encontre ele vai retornar null, que aí facilita ainda mais o tratamento de erro, que no caso podemos utilizar o elvis operator e lançar alguma exception.

Exemplo:

this.repository.findByIdOrNull(id) ?: throw RuntimeException()

Uma dica, como a IDE já nos mostra vários métodos disponíveis que podemos utilizar, é ir navegando ou procurar por palavras chave, e ir vendo o que o método recebe/retorna, além de ainda conseguir acessar toda a implementação do método, e escolher o que melhor se adequa para o que você quer fazer.

Segue a imagem de exemplo Por exemplo