Usei uma maneira diferente, mas cheguei na mesma proposta de reiniciar o jogo. Gostaria de saber se eu fiz algo que não seria considerado uma boa prática ou algo do tipo.
let numeroSecreto = 5; // gerarNumeroAleatorio();
let tentativas = 1;
function adicionaTexto(tag, texto) {
let campo = document.querySelector(tag);
campo.innerHTML = texto;
}
function reiniciaJogo() {
adicionaTexto('h1', 'Jogo do número secreto');
adicionaTexto('p', 'Escolha um número entre 1 e 100:');
limpaCampo();
document.getElementById('reiniciar').setAttribute('disabled', true);
}
reiniciaJogo();
function verificarChute() {
let chute = document.querySelector('input').value;
if (chute == numeroSecreto) {
adicionaTexto('h1', 'Você acertou!');
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
let mensagemTentativas = `Parabéns! Você acertou com um total de ${tentativas} ${palavraTentativa}!`;
adicionaTexto('p', mensagemTentativas);
document.getElementById('reiniciar').removeAttribute('disabled');
} else if (chute > numeroSecreto) {
adicionaTexto('p', 'Errou! O número é menor! Tente novamente:');
} else if (chute < numeroSecreto) {
adicionaTexto('p', 'Errou!, o numero é maior! Tente novamente:');
}
tentativas++
limpaCampo();
}
function limpaCampo() {
chute = document.querySelector('input');
chute.value = '';
}
function gerarNumeroAleatorio() {
return parseInt(Math.random() * 100 + 1);
}