2
respostas

Método de pesquisa: Observação

Queria saber como é feito na pratica este tipo de pesquisa, é o próprio design ux que fica um dias ou dias no shopping observando ou tem um profissional especifico? Tem uma lista do que se deve observar para encontrar o melhor resultado?

2 respostas

Bom dia Cleber tudo bem.

Eu acredito que não necessáriamente precisa ser o design ux, um consultor virá a fazer a pesquisa, tudo depende do que se pretende fazer com os dados que será coletado.

Se você estiver precisando de dados que será usado pelo designer ux, sim ele poderá ser o responsável por fazer esta pesquisa de mercado.

Se estiver precisando de dados para abrir uma nova franquia como no exemplo, um consultor especializado no segmento de vendas do produto da loja será uma contratação mais acertiva para fazer o levantamento dos dados.

E cada segmento os dados necessários para se conseguir as informações desejadas mudam. Então apesar de existirem alguns dados (padrões), como:

• idade do público
  • horario de pico,
  • tipo de produto comprado,
  • finalidade do produto comprado.

É uma questão de saber bem o segmento da empresa. Por isso não é necessáriamente uma lista pré-definida de perguntas.

Acredito que com o tempo de trabalho você vai se acostumando com os dados que você precisa interpretar e validar.

Espero ter ajudado um pouco ^^, um abraço e bons estudos.

Obrigado pela resposta. Estou querendo entrar na área e quero entender bem como funciona. Bom saber que existe empresa de consultaria para isso, informação nova para mim.