Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Método cadastracliente() não deveria ser uma responsabilidade da classe Cliente?

Olá professor,

Primeiramente parabéns pelo curso, excelente didática. Estou com uma dúvida com relação ao exemplo demonstrado.

O método cadastracliente() que está sendo representado na classe Vendedor, não deveria ser uma responsabilidade da classe Cliente? Visto que na construção das classes no modelo físico seria assim a melhor prática a ser adotada.

Eu entendo que "Cadastrar Cliente" é uma função do sistema e seria uma ação que o vendedor faz, podendo ser representado no caso de uso. Mas no diagrama de classe acredito que seja uma responsabilidade da classe Cliente.

Poderia me ajudar a elucidar essa questão pois posso estar entendendo errado.

Obrigado. Abraços

1 resposta
solução!

Olá, José! Tudo bem?

No exemplo apresentado, estamos considerando que o vendedor é quem realizará o cadastro do cliente. No meu entendimento, neste caso o sistema de cadastro do cliente apareceria apenas ao vendedor, e o cliente deveria informar seus dados ao mesmo. Porém, pensando em uma aplicação, por exemplo um site em que o próprio cliente realiza seu cadastro, inserindo seus dados, concordo que seu raciocínio estaria correto, pois seria função do cliente realizar seu cadastro no sistema.

Fez sentido?

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!

Agradecemos pelo feedback referente ao curso e à didática do instrutor, ficamos muito felizes que tenha gostado e assimilado o conteúdo! :)

Abraços e bons estudos!