1
resposta

Método Ágil - Facilidades e Prazos

Olá!

Fiz os dois primeiros tópicos do método ágil e acho que é uma forma muito eficaz de entrega de projetos pois é mais possível que o cliente fique satisfeito ao final, entretanto me surgiram algumas dúvidas.

  • Por mais que você possa alterar o projeto no caminho para a entrega final deixar o cliente feliz, quando determinar que aquela alteração que ele pediu não está extrapolando o escopo real do projeto?

    (exemplo: estamos desenvolvendo um software de visualização das etapas de um processo de importação ao cliente, dentre as mudanças no meio do caminho, o mesmo solicitou que o campo onde diz que o processo está liberado esteja em negrito - para essa alteração eu levaria digamos 3 semanas e combinamos que a entrega final seria em 3 dias - entretanto se eu disser a ele que só posso fazer essa alteração após a entrega final do projeto, não estarei deixando-o 100% feliz na entrega final, entretanto ainda assim estaria entregando o projeto completo,a informação estaria lá, só não em negrito).

1 resposta

Sara, tudo bom?

Essa é uma mudança de paradigma, principalmente para quem "vende" projetos e agora está migrando para negociar projetos em Ágil. No Manifesto Ágil temos 4 valores:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Olhando para isso, não cabe um projeto de escopo fechado. Mesmo que muitas consultorias ainda vendam Ágil de escopo fechado para fechar negócio.

Quando você está em um projeto Ágil a entrega é mais importante, assim como a total transparência e cooperação do/com o cliente. Uma mudança vai ser algo discutido e decidido, sempre visando o maior valor. O cliente pode fazer as mudanças, e isso dentro do Ágil tudo bem. Mas ele terá que trocar algo que seria entregue por outro item, por exemplo.

A questão é, o projeto levantado no começo não será o que o cliente necessita no final. Pq ou o mundo mudou (VUCA) ou ele não sabia bem o que queria no começo do projeto. Por isso o Ágil tem sido tão adotado, ele aceita bem as mudanças, foca no maior valor, e entende que a entrega é incremental e não final.