1
resposta

Método Ágil - Exemplo da Casa

Olá, Eu fiquei na dúvida de até onde priorizar poderia ser viável para entregar algo do que ter uma visão do todo com mais cuidado para evitar futuros gastos e acabar tendo que voltar do início. Exemplo: Digamos que eu tenha uma área X por Y, e a prioridade é sair do aluguel, como exemplo. Faço um quarto e um banheiro, mas futuramente, sei que a cozinha é um espaço importante também (então gostaria dela espaçosa, mas não preciso dela por agora), e que a casa precisaria ser arejada, etc. Construo um quarto bom e um banheiro grande também. Depois de anos economizando com essa mudança, desejo construir o resto da casa, e vejo que o espaço que sobrou, a forma que construi acabou impossibilitando ter uma cozinha espaçosa e uma casa onde o ar possa circular bem. Então teria que refazer todo quarto e banheiro para poder distribuir melhor o espaço. Isso não poderia ser um gasto desnecessário se eu tivesse tido um tempo a mais de análise e cuidado nas etapas futuras, mesmo que não fosse usá-las no primeiro momento? Espero ter ficado claro. Abraços e bons estudos!

1 resposta

Olá, Lucas, tudo bem?

Primeiro obrigada por trazer seu ponto, você tem uma dúvida bastante pertinente.

Durante a organização de um projeto, seja dentro da área da tecnologia ou não, existe a etapa de planejamento. Se vamos planejar construir um sistema a partir de um software, por exemplo, planejamos a produção do sistema como um todo. Por isso, nesta etapa é possível ter ideia total da dimensão do projeto, incluindo o espaço de armazenamento necessário para o seu funcionamento completo. Aqui na Alura temos diversos cursos sobre modelagem que podem te ajudar a compreender bem como planejamos um sistema. Caso te interesse, você pode estudar sobre Modelagem de dados, Modelagem e melhorias de processos de negócios e também sobre Modelagem de soluções com UML.

Seguindo sua linha de raciocínio, a etapa de planejamento do sistema seria a planta da casa, que uma vez feita, evitaria o retrabalho de ter de quebrar o quarto para aumentar o espaço da cozinha (uma vez que o cliente gostaria de amplo espaço para cozinha e isso já foi combinado durante a etapa de planejamento).

Falar que um projeto é executado por partes, à medida que vai se construindo, não significa pensar apenas em uma funcionalidade sem pensar no todo, significa executar cada etapa do projeto de modo a entregar valor para a pessoa cliente com o mínimo de retrabalho e conscientes de que a mudança no meio da transformação ágil é algo contínuo, vide mundo VUCA.

Obrigada pela participação, espero que tenha ficado mais claro.

Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Bons estudos!