-Desejo avaliar minha distribuição de aprendizado conforme o método 70-20-10
Como estou distribuindo meu tempo entre atividades práticas e atividades formais de aprendizado? Estou dedicando mais do que 10% do meu tempo em cursos e treinamentos?
Estou fazendo atualmente graduação em Análise e Des. de Sistemas EAD, um curso de IA EAD, assistindo videoaulas, lendo, e praticando alguns exercícios. Em média em torno de 15 horas semanais com cursos e teorias, incluindo umas 2 horas de práticas, e sem trocas significativas com colegas.
O ChatGPT disse:
Excelente iniciativa — o método 70-20-10 é uma ferramenta poderosa para analisar e planejar o seu desenvolvimento profissional. Ele ajuda a equilibrar o aprendizado entre experiência prática, interação com outras pessoas e formação formal.
Perfeito, Lucelha — com essas informações, dá para estimar muito bem sua distribuição de aprendizado pelo modelo 70-20-10.
Vamos calcular com base no que você relatou:
Análise
Você está dedicando mais do que 10% do seu tempo em cursos e treinamentos — aproximadamente 80%, o que é natural no início de uma transição de carreira.
Há pouca prática (20%) e nenhuma interação social (0%), o que pode limitar a consolidação e aplicação real do aprendizado.
A tendência é que, com o tempo, você vá aumentando a prática (projetos, desafios, casos reais) e construindo rede (mentores, fóruns, grupos de estudo).
Sugestão de equilíbrio para os próximos meses
Fui extremamente sincera com meu cotidiano para poder extrair a avaliação mais real com o método aplicado, e achei interessante a compreensão histórica de a IA ter reconhecido que o meu Formal está alto demais nesse momento, por eu realmente estar fazendo uma transição de carreira, e isso é natural no momento que estou, porém com a realidade fornecida pelo método, pude ver que preciso praticar muito as teorias que estou aprendendo. A prática e socialização estão muito baixas.