2
respostas

Metas e aplicação de hábitos

Gostaria de relatar um problema que estou passando e só tomei consciência através da minha autorreflexão sobre mim mesmo que fiz. Fiz o curso sobre hábitos aqui na Alura. Tenho metas, objetivos, planos e hábitos em mente para serem realizados. Já baixei aplicativos, como o todoist, uso Evernote e recentemente abri uma conta no Trello. Porém, apesar de possuir ferramentas essenciais que me ajudam a cumprir metas e hábitos, além de ter um bom conhecimentos sobre hábitos, eu não consigo dar o "start" para iniciar todo meu planejamento de atividades e hábitos que monto no dia dia ou quando começo, nunca consigo ser regular.

No curso sobre hábitos, falou que isso pode ser ocasionado por falta de disciplina, ou seja, a capacidade que a pessoa tem em manter e realizar com foco certa atividade. Porém, ao pensar sobre mim mesmo, eu vejo que o problema não é exatamente na disciplina. Uma coisa que me incomoda e muito é: eu separar as diversas metas que tenho, crio hábitos em relação a elas, porém eu não saber em colocar em nível de prioridade as metas e objetivos que preciso cumprir primordialmente. Em relação a mim, tenho metas hoje, que são urgentes( principalmente as profissionais) e que pela quantidade delas, infelizmente não posso realizar ao mesmo tempo , porém ao meu ver o nível de importância e urgência é o mesmo. Logo, ao montar um sistema de metas e hábitos, tenho dificuldade em especificar quais eu devo me dedicar primeiro. E quando eu faço isso, com o tempo, eu acabo parando de realizar os hábitos, remontando as metas e prioridades , porque acabo me preocupando em realizar aquela meta que foi deixada para depois, mas minha mente entende que deve ser realizada agora. Aí fica nesse ciclo, e me perco.

Gostaria de ajuda nesse sentido !

2 respostas

Na minha humilde opinião, também tenho dificuldade em classificar o que é importante e urgente. Mas sempre que eu me deparo com este "dilema" procuro atentar para o prazo (para definir a urgência) e a prioridade (importância):

1 - Urgência: Esta tarefa é para quando? Pode ser feita até qual momento? 2 - Importância: Para quem/quê é esta tarefa? Qual o impacto se não for feita?

Assim você pode avaliar mais fácil. Por exemplo, uma demanda que envolva valores financeiros pode ser classificada como importante, afinal ninguém gosta de receber atrasado, nem pagar taxas com multas. Da mesma forma se o seu gestor solicita alguma coisa, por certo é urgente, "para ontem".

Mas o que aprendi é que urgente ou importante, cada tarefa dessas não pode ser feita ao mesmo tempo. A multitarefa, pelo menos para mim, é um mito; Faça uma de cada vez, e faça bem. Depois passe para outra, e depois a outra...

Espero ter sido útil. Bons progressos.

Opa Marcos ! Excelente, achei uma ótima dica ! Bons progressos também !