2
respostas

Metas de Aprendizado e Modelo SMART

Vi que meus colegas de curso foram mais sucintos em suas respostas, mas eu tenho um lado prolixo (rs), e na primeira questão não quis ser sintético com tantas emoções que me acompanham agora.

Por que eu quero aprender? Hoje em dia sou Motoboy autônomo, ou seja: trabalho de segunda a segunda, sem folgas ou férias, sem seguro, no sol, na chuva, e correndo risco de vida. (inclusive estou finalizando a recuperação de um acidente que sofri onde quebrei as duas pernas e fiquei 6 meses na cama, por culpa de uma pessoa que passou o sinal vermelho) .... Ou seja, tenho TODOS os MOTIVOS e VONTADES do mundo para querer mudar para uma profissão “melhor”, com menos riscos de vida e mais valorização profissional. (Com aspas em melhor, pois sei que o trabalho de Motoboy é tão digno quanto qualquer outro!)

Onde vou aplicar? Como foi falado neste curso "Aprender a aprender(...)", existe muito desemprego no Brasil no entanto sobram vagas na área de tecnologia. Então vou aplicar esses conhecimentos quando alcançar esta vaga de programador.

Quando quero estar pronto? Tomo aqui o mote deste curso: "Vontade de aprender e PRESSA para trabalhar." Portanto desejo estar pronto ANTES do final deste curso!! (no máximo 6 meses!)

Metas no modelo SMART: Como a minha meta é de (relativo) longo prazo, existe uma certa dificuldade para definir a parte eSpecífica do método SMART porém defino como:

Específica : Realizar todos os cursos do currículo com 100% de ATENÇÃO e FOCO. Mensurável : Acompanhar na plataforma da Alura o meu desenvolvimento, assim como o FÓRUM e a comunidade do DISCORD. Atingível : Sim, pois vou empenhar o máximo de horas todos os dias. Relevante : Extremamente necessário para que eu consiga meu novo emprego nesse retorno à área de programação. Tempo : Quero estar pronto antes dos 6 meses, mas como foi falado no curso: a vida não segue nossos planos perfeitamente, então pretendo no mais tardar em até 1 ano já estar inserido na área de programação.

... que tal ?

2 respostas

pô mano, te falar, eu tô a 2 anos estudando programação e até estágio tá difícil de conseguir... Não querendo te desmotivar, mas não conte que daqui a 6 meses você vai sair como dev front-end. Se acontecer, parabéns, tu é foda. Porém há muito mais casos de não do que de sim.

"Mas comigo será diferente" Ok, e o que você fará de diferente desses muitos?

É uma área que requer MUITO mas MUITO estudo, como qualquer outra.

Obrigado pela resposta!!

mano, lá na rua é guerra todo dia tlg!! contra o sol, a chuva, os homens e as maquinas!!! no geral, nenhuma semana sai como planejado, mas desistir não é uma opção.. tem que levantar todo dia e encarar de novo, não importa a situação ou clima!

se não sair no ideal que falei, é por que ta normal, e é assim mesmo... tem que ter paciência, resiliência e continuar metendo marcha!!!