4
respostas

Meta Tag (Charset= "UTF-8")

Eu criei um arquivo HTML onde eu comecei a editar os textos. Os textos apareciam normal no meu browser (Chrome), mas quando usava a Tag no Head o texto ficava com erros onde as palavras tinha acentos; o que era para ser corrigido com o uso da Tag. Gostaria de saber o porquê disso acontecer. Obrigado.

4 respostas

Oi Bruno,

Você colocou o charset-utf8 e ainda assim ficou com os caracteres estranhos?

Tente abrir seu HTML com o Notepad, e ir em "Arquivo > Salvar como".

Lá em baixo em "Codificação", verifique se está como UTF-8.

Abcs!

UTF-8 serve para o seu navegador entender qual a "linguagem" ele vai reconhecer, no caso do Brasil nos temos os acentos e caracteres especiais que não existem em outros países por isso utilizamos o UTF-8 que também conforme o sistema que vc usa também pode ser alterado para ISO-8859-1, mas não recomendado (eu acho) durante o curso.

No suprassuma seria algo parecido com a seguinte situação. Você "falando" com o navegador: - Tenho um arquivo aqui e fiz ele utilizando algumas informações da minha língua nativa (PT-BR EUHEUHEU), meus acentos e caracteres tradicionais (ç, acentos, etc) quando vc for exibir os arquivos não esqueci disso. Ai o navegador vai lá e faz uma varredura e aplica o nosso padrão antes da exibição. Ai todo munda sai feliz!

Bruno, também pode haver algum pequeno erro no código que passou despercebido. Se possível, poste aqui o código para ajudarmos você melhor...

Tinha o mesmo problema!