Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

< meta charset>

Boa tarde, quando coloco essa tag no head do meu html fica com problemas de acentuação, quando tiro fica normal. Verifiquei em alguns navegadores e todos deram o mesmo problema. Vou continuar o exercício sem usar essa tag. Mas gostaria de saber se houve alguma mudança com relação a isso.

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <title>Biografia - João da Silva</title>
        <meta charset="utf-8">
        <link rel="icon" href="favicon.png">
    </head>
    <body>
        <h1>Sobre mim</h1>

        <p>Moro em São Paulo mas atendo clientes do mundo todo. Sou conhecido por fazer produtos de qualidade, durabilidade e que agregam valor para meus clientes.</p>

        <p>Trabalho usando a web como plataforma, ou seja, respiro HTML5, CSS3 e JavaScript (ou melhor: ECMASCript). Crio sites para todos, seguindo as principais diretivas de acessibilidade, responsividade e web semântica, sem descuidar da qualidade de código.</p>

        <h2>Como trabalho</h2>

        <p>Satisfazer meus clientes é prioridade. Para isso, garanto um processo de desenvolvimento altamente interativo, baseado em feedback contínuo. Não trabalho com escopo fechado: o cliente é que decide quando o produto está pronto.</p>

        <p>Também não trabalho com prazos fechados: qualidade é importante demais para ser sacrificada.</p>

        <h2>Experiência</h2>

        <p>Já desenvolvi projetos para grandes empresas como BMW, UOL e IBM. Neles, o foco principal era entregar uma experiência imersiva e impactante para o usuário final sem descuidar do desempenho e da acessibilidade da página.</p>

        <p>Também já fui contratado para transformar grandes portais, como Terra e G1, em páginas responsivas. Fui responsável por renovar o layout, reorganizar o conteúdo e re-escrever o código de forma mais reaproveitável.</p>

        <h2>Comunidade</h2>

        <p>Procuro repassar meu conhecimento para a comunidade. Para isso, já dei diversas palestras e mantenho um blog.</p>
    </body>
</html>
3 respostas
solução!

Oi Pedro! Em qual encoding que o seu arquivo está sendo salvo? Você precisa garantir que ele esteja sendo salvo em UTF8. Boa parte dos editores de texto te permitem escolher qual encoding você quer usar na hora de salvar o arquivo.

No sublime text por exemplo você pode ir em Arquivo > Salvar com codificação, e ele te dá várias opções, você precisa selecionar a UTF-8

Obrigado, realmente foi isso. Eu estava usando o notepad, agora estou testando o sublime text e o brackets, alguma outra sugestão?

Eu pessoalmente prefiro o Sublime Text, ele é bem completo e leve também. Além dele e do brakets eu vejo bastante gente usando o Visual Studio Code https://code.visualstudio.com/ ou o https://atom.io/