Por quê no meu browser, se eu setar como
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset="ISO-8859-1"/>
</head>
...
é exibida a acentuação, e se eu usar o "UTF-8" dá erro na acentuação?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por quê no meu browser, se eu setar como
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset="ISO-8859-1"/>
</head>
...
é exibida a acentuação, e se eu usar o "UTF-8" dá erro na acentuação?
Oi, Gustavo
Isso acontece porque você deve ter salvado o arquivo HTML com essa codificação de caracteres (ISO-8859-1). Assim, quando você coloca UTF-8, o navegador vai tentar ler o arquivo de uma forma incorreta, diferente da qual foi usada para gravá-lo.
Alguns editores de texto não perguntam em qual encoding você quer salvar um arquivo e assumem um padrão. Procure no seu editor alguma opção relacionada à codificação de caracteres do arquivo e veja se consegue mudar para UTF-8. Apesar de funcionar com ISO-8859-1, o recomendado hoje em dia é usar UTF-8, já que ele é um sistema de codificação mais completo e melhor suportado.
Consegui te ajudar?
Luiz, Eu estava com o mesmo 'problema'do Gustavo. Fiz o que você sugeriu e deu certo. Estou usando o Bloco de Notas do Windows como editor. No momento de salvar o arquivo alterei a codificação para 'UTF-8'.
Muito obrigada!
Ahhhh... Agora foi! Esse mundo é cheio de detalhes.... Muito obrigado Luiz e Regiane, pela ajuda de vocês!!! Eu estava salvando com a codificação ANSI
Estou com um problema parecido, estou com o arquivo na formatação.html e a codificação em ANSI, e não estou usando nenhuma charset, porém quando eu adiciono o charset dá o erro de acentuação, esse comportamento é esperado?
Obs: utilizo windows 7 64 bits, e bloco de notas como editor de texto.
Obrigado!