Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

meta charset

Por quê no meu browser, se eu setar como

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <meta charset="ISO-8859-1"/>
    </head>
...

é exibida a acentuação, e se eu usar o "UTF-8" dá erro na acentuação?

4 respostas
solução!

Oi, Gustavo

Isso acontece porque você deve ter salvado o arquivo HTML com essa codificação de caracteres (ISO-8859-1). Assim, quando você coloca UTF-8, o navegador vai tentar ler o arquivo de uma forma incorreta, diferente da qual foi usada para gravá-lo.

Alguns editores de texto não perguntam em qual encoding você quer salvar um arquivo e assumem um padrão. Procure no seu editor alguma opção relacionada à codificação de caracteres do arquivo e veja se consegue mudar para UTF-8. Apesar de funcionar com ISO-8859-1, o recomendado hoje em dia é usar UTF-8, já que ele é um sistema de codificação mais completo e melhor suportado.

Consegui te ajudar?

Luiz, Eu estava com o mesmo 'problema'do Gustavo. Fiz o que você sugeriu e deu certo. Estou usando o Bloco de Notas do Windows como editor. No momento de salvar o arquivo alterei a codificação para 'UTF-8'.

Muito obrigada!

Ahhhh... Agora foi! Esse mundo é cheio de detalhes.... Muito obrigado Luiz e Regiane, pela ajuda de vocês!!! Eu estava salvando com a codificação ANSI

Estou com um problema parecido, estou com o arquivo na formatação.html e a codificação em ANSI, e não estou usando nenhuma charset, porém quando eu adiciono o charset dá o erro de acentuação, esse comportamento é esperado?

Obs: utilizo windows 7 64 bits, e bloco de notas como editor de texto.

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software