1
resposta

Mesmo sendo indulgente o relatório precisa ser entregue em 5 minutos

Indulgente, segundo o dicionário Priberam, é alguém benévolo, complacente, compreensivo. Mesmo demonstrando essa característica, o relatório precisa ser entregue em cinco minutos; no entanto, como demonstrado na questão, o relatório não foi elaborado pelo funcionário por ter se dedicado a outra tarefa e ter se esquecido da primeira. Existindo a necessidade de prontidão do relatório para a reunião em cinco minutos, qual o conselho para o funcionário? Pedir desculpas, admitir que se esqueceu por se dedicar a outra tarefa? Ou pedir desculpas e não ser tão detalhista assim ao informar que o relatório não ficou pronto a tempo da reunião?

1 resposta

Oi Anddrei,

Usamos o termo indulgência para não cairmos naquele círculo vicioso da auto-culpa.

Considero que o mais apropriado seja desculpar-se e admitir que houve a falha. A outra pessoa pode ficar chateada, mas pelo menos a gente assumi o erro.

Acredito que nesses casos não tenha uma resposta pronta, isso pode depender do contexto, do lugar, das pessoas... Mas desculpar-se e assumir a falha costuma ser um bom caminho.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software