Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Mesmo nao usando o <meta charset=

Boa galera,

Estou iniciando na programacao no curso de Logica de Programacao Aula 1.

Neste curso o professor pediu para criarmos um arquivo html simples mesclando com JavaScript, e um dos pontos abordados foi que e nescessario colocarmos o comando < meta charset="UTF-8" > no cabecalho para que nao haja erros nos caracteres quando executamos no Chrome, porem, quando eu executo meu codigo mesmo sem o < meta charset="UTF-8" > ele nao buga os caracteres.

Gostaria de saber o motivo. Segue o codigo completo:

<meta charset="UTF-8">

<h1>Meu primeito teste!</h1>
<br>

Seria isso um programa? Descubra visitando a Alura <a href="http://www.alura.com.br">aqui</a>.

<script>

    alert("Isso sim é um programa");

</script>

Desde ja obrigado.

4 respostas
solução!

Você tem que ter o cuidado de, no seu editor de texto, informar qual a codificação que está sendo usada. Esta confusão é comum no Windows.

Se o seu editor (por um lance de sorte meu) for o VS Code, você seleciona isso na parte inferior direita da tela. Se não estiver em UTF-8 (exemplo: ISO-8859-1), clica lá e manda salvar em UTF-8.

Printscreen do VS Code

Leandro,

Estou usando o Sublime por indicacao do professor para manter a similaridade com os estudos do curso. No Sublime nao ha esse campo no roda pe, mas pelo que entendi se o Sublime ja estiver rodando o UTF-8 nao e nescessario eu chamar o codigo < meta charset="UTF-8" >, seria isso?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Nesse caso, é: file --> save with encoding --> UTF-8

De antemão, te sugiro que, ao terminar o curso (ou mesmo antes disso), familiarize-se com o VS Code. Ele é tipo um padrão no desenvolvimento, por ser incrivelmente versátil e configurável através de extensões.

Printscreen Sublime

Maravilha Leandro,

Mudei para DOS para fazer um teste e o erro de caracteres ocorreu. Dai me surgiu mais uma duvida, por convensao deve-se chamar o UTF-8 no codigo, ou nao e nescessario?

Muito obrigado pela dica, dei uma olhada no site do VS e parece ser uma otima plataforma mesmo, com certeza irei usa-la quando sair do basico.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software