4
respostas

Mesmo centralizando a bolinha esta dando problema

Olá, mesmo centralizando a bolinha com indicador, quando a bolinha bate bem na quina de baixo ou de cima, ela percorre toda a raquete e depois sim faz o fluxo normal.

Exemplo de cenário para acontecer o bug: Temos a letra ' i ', o corpo do i é a minha raquete e o pingo do i é a minha bolinha. Quando a bolinha bate na raquete exatamente no formato do i , a bolinha percorre toda a raquete.

Segue link : https://scratch.mit.edu/projects/336551821/

4 respostas

Eu andei olhando o código de alguns alunos que também tiveram problemas semelhantes ao meu, porém, todos os comentários estavam "CENTRALIZE A BOLA". O meu problema não é centralizar a bola, mas sim, quando a bola bate na lateral da raquete. Fiz o teste em alguns códigos dos comentários e também estão com o meu problema.

** ENFÂSE NO PLACAR E LOCAL DA BOLA ** Olha que estranho: https://uploaddeimagens.com.br/images/002/423/227/original/bug.png?1571187291

Santi, boa tarde!

Um caminho seja, verificar a colisão com o lado superior ou inferior da raquete, caso ocorra você deve alterar o y da bolinha, assim ela não irá percorrer o corpo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

O código principal compartilhado com o professor possui o mesmo problema.

Fala Santi, como vai?

Muito obrigado por compartilhar o seu projeto e parabéns pelo seu desenvolvimento. As cores das raquetes, a bolinha está centralizada e ficou bem legal, porém temos esse comportamento estranho. Isso pode acontecer por conta de alguns fatores, por exemplo, o ângulo inicial da bolinha, o tamanho, ela estar centralizada ou não, se as raquetes estão alinhadas ou não, por exemplo, pode resultar nesse comportamento.

Poderia por gentileza realizar as seguintes alterações:

  • altere o código aponte para direção de 45 para 50

  • Altere a velocidade da bolinha, no código mova 12 passos para 15

Após essas alterações faça um novo teste e caso o erro aconteça, sugiro que aumente um pouco o ângulo inicial. Assim que executar, fale se deu certo.

Espero ter ajudado e conte sempre com a Alura!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software