Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Mesmas dúvidas

Tenho as mesmas dúvidas que o Gabriel, deste tópico aqui: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-certificados-alura-74664

Mas responderam ele por e-mail. Eu gostaria de uma resposta também, por favor.

2 respostas
solução!

Oi Anderson, tudo bem?

Vou tentar esclarecer suas dúvidas:

"Ola, sou estudante de engenharia de Controle e Automação pela Federal de São Paulo, estou entrando agora em meu 7º semestre e estou em busca de um estágio, mas tenho algumas dúvidas em relação ao que colocar em meu currículo. A respeito dos certificados que eu obtenho na Alura:

1 - Eles podem ser considerados no meu currículo, para contar como experiência e conhecimento? Digo, se fiz um curso completo de Python pela Alura, posso citar em meu currículo que tenho nível intermediário ou até avançado na linguagem, através da empresa Alura? (E aproveitando a tsunami de perguntas kkk preciso citar se sou certificado ou não no currículo?)

Resposta: Quando você faz um curso, como de Python por exemplo, você menciona essa experiência, mas não é válido como experiência profissional. Para validar o nível (iniciante, intermediário ou avançado) é importante apresentar a empresa ou o projeto em que você atuou para desenvolver tal habilidade.

*2 - Vi que o certificados Alura possuem duas formatações diferentes: Uma mais formal ( Todo em preto e branco) e outro mais trabalhado, mais esteticamente atraente.:

2.1- Qual é o mais adequado?*

Resposta: o que tiver mais informações detalhadas sobre a formação.

2.2- Por serem certificados de PARTICIPAÇÃO (Oque o esteticamente mais bonito deixa bem claro pela faixa escrita "participação") . Eles tem menos peso? ou ainda são desconsiderados pelos avaliadores? Porque tenho como verdade para mim que certificados de participação não tem muita relevância para quem vai avaliar meu currículo kkk

Resposta: sobre a relevância vai depender da visão do recrutador. Se você está iniciando a sua carreira, é justo que o recrutador não espere que você tenha profundo conhecimento sobre uma área específica. Particularmente, me parece importante mencionar essa experiência, porque ainda como participante você pode aprender e depois, com o tempo, se aprofundar mais no tema.

3 - Grande parte de meu conhecimento, em todas as linguagem de programação que conheço, vêm da Alura, que é em sí uma plataforma de EAD. Pensando nisso:

3.1- Meu currículo será prejudicado, por todos os meus cursos virem de uma mesma plataforma/empresa?

Resposta: Acredito que realizar os cursos numa única plataforma/instituição não seja restritivo, pode indicar que você gosta desse lugar, por exemplo.

3.2- E ainda, por serem EAD, terão menos peso que cursos presenciais de programação? Existe ainda um preconceito com esta modalidade de conhecimento?

*Resposta: * Atualmente o EAD assumiu papel de destaque o meio da educação por diversas razões: facilidade para estudar, investimento de tempo e recursos financeiros menor... Como a área de RH é muito subjetiva, é complicado eu afirmar que há ou não há preconceito, mas convenhamos: se estudar via EAD é a melhor opção que temos para nos desenvolver profissionalmente, vamos agarrar essa oportunidade.

PS. Qual exatamente o modelo de currículo mais adequado para mim? (Desculpe a avalanche de perguntas, mas tenho reparado que são dúvidas muito comuns no meu contexto social).

Durante o curso você fez algum modelo? Se fez pode enviar para priscila.stuani@alura.com.br que te dou uma segunda opinião.

Oi, Priscila

Muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software