Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

mesma variável em dois arquivos js diferentes

Boa noite, estou seguindo o curso e surgiu um pequeno problema. Estou com o aquivo remover-paciente.js, onde foi declarado uma variável pacientes e essa mesma variável já tinha sido declarada no arquivo form,js,

Agora esta dando como variável ja declarada. Isso procede? preciso declarar outra variável ou existe outra forma pra resolver, mesmo pq nas aulas o professor declara a mesma variável em arquivos diferentes.

Obrigado

5 respostas

Fala ai Marcelo, tudo bem? Caso ela tinha sido declarada com let ou const no contexto global o JavaScript não vai deixar repetir o nome.

Porém, caso você cria a variavel em contexto limitados (blocos de funções) a mesma só vai ser válido dentro daquele escopo.

Espero ter ajudado.

Oi Matheus, obrigado pela resposta, estou fazendo alguns teste e o resultado foi exatamente o que vc explicou, mas quando eu declaro a variável utilizando (var) e nao o (let), o console não reclama dizendo que ja existe uma variavel declarada com esse mesmo nome.

Existe alguma razão pra isso? Qual a diferençá do (let) pro (var)?

Obrigado.

solução!

Fala ai Marcelo, tudo bem? A diferença é que ao utilizar o var o JavaScript não vai realizar certas validações e ao utilizar var o JavaScript vai mudar o valor da variavel (seja ela uma variavel existente ou não).

Então podemos dizer que a var vai criar uma variavel caso a mesma não exista e caso a mesma exista, vai trocar o valor.

A let não, ela realiza checagem e verificação sobre variaveis existentes com o mesmo nome e não deixe repetir.

Espero ter ajudado.

Matheus Castiglioni, agora ficou claro, muito obrigado

Magina Marcelo, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software