Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Mesclar Pintura em Tempo Real não habilita nem com reza forte

Olá amigos, estou seguindo os passos do curso, mas travei no exato momento onde é orientado a usar o comando 'Mesclar Pintura em Tempo Real' (1:10 do Vídeo 2 da Aula 2). Nesse ponto não consigo executar este comando porque ele não aparece habilitado.

Veja no meu pint de tela:

Image and video hosting by TinyPic

Vi no fórum que a colega Caroline de Souza teve a mesma dificuldade que eu, mas nem a sugestão do moderador, nem a solução que ela encontrou, parecem funcionar no meu caso.

Já tentei expandir tudo previamente. Já tentei executar o comando com todas as camadas selecionadas, com apenas uma. Já tentei mesclar tudo (nesse caso os itens do rosto somem porque ficam sobrepostos por uma camada de preenchimento). Já tentei uma dezena de outras ações para tentar executar o tal "Mesclar Pintura em Tempo Real", mas nem com reza forte ele se torna habilitado para mim.

A única grande diferença do meu desenho para o que foi usado no curso, é que no meu caso eu usei uma fonte com a letra "T" no lugar da letra "a" usada no desenho da aula, fora isso, está tudo idêntico.

Como feedback gostaria de dizer que, em primeiro lugar esse curso é excelente, mas acredito que falta uma explicação, mesmo que superficial, sobre do que se trata exatamente essas funções misteriosas como o "Mesclar Pintura em Tempo Real" ou o "Expandir", por exemplo. Eu não faço a menor ideia do que é "mesclado" ou do que é "expandido", quando executo estes comandos.

Aguardo alguma orientação para resolver esse problema, e só então eu possa continuar com as aulas, enquanto isso vou aqui tentando, empiricamente, encontrar uma solução.

Agradeço desde já.

9 respostas

Embora o botão de "Mesclar Pintura em Tempo Real" ainda permaneça desabilitado, eu consigo fazer algo muito semelhante ao que é descrito na aula seguindo esses passos:

01 - Seleciono toda a área e vou no menu Objeto - Expandir.

02 - Isso habilita a opção 'Criar' dentro do menu 'Objeto - Pincel em Tempo Real', embora o campo 'Definições do Pincel' (campo onde deve ser selecionado o pincel de contorno que foi criado na aula) permaneça oculto.

03 - Para tornar visível o campo 'Definições do Pincel' preciso retornar ao menu 'Objeto - Pincel em Tempo Real', e selecionar o Expandir dentro desse menu.

Seguindo esses passos consigo aplicar o pincel criado as bordas do desenho, mas esse caminho traz todo o traçado para o mesmo plano, O QUE TORNA VISÍVEL PEDAÇOS DO TRAÇADO QUE DEVERIAM ESTAR OCULTOS ATRAS DE ALGUMA CAMADA.

Ou seja: Continuo fazendo algo errado. Talvez pela simples ignorância do conceito de "expandir" e da igual ignorância dos princípios por trás da ferramenta "Pincel em Tempo Real".

Espero que esse comentário possa esclarecer melhor os fundamentos da minha dúvida.

Boa tarde Alex!

Estou seguindo passo a passo da aula repetidas vezes e não consigo chegar no mesmo resultado que o seu. Não sei o que possa ser, você pode disponibilizar o arquivo para dar uma olhada?

Olá Fábio, o arquivo que estou trabalhando pode ser baixado aqui.

Poxa, desde já agradeço a disposição em ajudar, por que não consigo entender o que está acontecendo.

Opa, vou ver se consigo entender o que possa estar acontecendo.

No arquivo tem 4 astronautas, no meu Illustrator indica que o 1º e o 4º astronautas já foram usados o Pintura em Tempo Real , o 2º eu consigo aplicar conforme na video aula e o 3º você fez do jeito que você explicou no seu comentário (?)

Olá Flavio,

Fiz testes de edição das bordas apenas nos astronautas 2 e 3. A pintura em tempo real que provavelmente deve estar aparecendo nas figuras 1 e 4 devem ser a que foi usada, conforme a aula, para preencher os fundos da figura.

Não, em nenhum deles eu consegui aplicar da maneira como é aplicada na aula, o botão "Mesclar Pintura em Tempo Real" nunca esteve habilitado na minha tela. O que fiz foi futucar aqui e ali para tentar contornar essa dificuldade, a maioria das tentativas envolveram expandir o objeto previamente e ir testando os comandos dentro de Objeto - Pintura em Tempo Real (já que era esso o botão que devia estar funcionando) mas todas as tentativas mostraram ter alguma falha, com comportamentos bem diferente do que é apresentado na aula. Hora o desenho não estava grupado e eu tive de plicar o contorno separadamente, ou hora ele achatava todas as camadas, revelando e expondo traçados que estavam ocultos em camadas inferiores.

Passei o dia de hoje tentando entender essa divergência entre o que é ensinado na aula e o que estou vendo na prática, e sinto que está faltando alguma coisa, algo que foi deixado de lado na aula. Como esse curso é de Illustrator 1, penso que todos os conceitos básicos deveriam ser explicados, de forma a não restar dúvidas, mas sinceramente o que faz o comando Expandir? Porque ele deve ser usado antes de usar o comando de mesclar pintura em tempo real? Quais os fatores que podem deixar sombreado/desativado o botão Mesclar Pintura em Tempo Real? Adoro a Alura e seus instrutores, mas problemas de salto de conhecimento em cursos de iniciação me parecem ser recorrentes, e isso causa um atraso enorme no aprendizado. Penso que, com um pouquinho mais de cuidado ao criar o conteúdo, prevendo dificuldade que são banais para o usuário avançado, explicando conceitos básicos que poderiam ser uma barreira enorme para o iniciante transpor sozinho, problemas como esses podem ser evitados.

Me diga por favor, quando abre esse meu arquivo o botão Mesclar Pintura em Tempo Real aparece habilitado para você? Por que, caso ele esteja funcionando corretamente aí, só me restará acionar o SAC da Adobe. Fora isso, já esgotei todas as minhas possibilidades.

Olá Flávio.

Coloquei lá na mesma pasta do drive a figura original criada nas primeiras aulas do curso, antes dessa história do 'Mesclar Pintura em Tempo Real' aparecer. Acho que com ele assim mais bruto, talvez, você possa ter uma ideia melhor do que possa estar acontecendo.

Abraço.

solução!

Boa tarde Alex!

Vamos lá, em relação a opção "Mesclar Pintura em Tempo Real", ele aparece no meu computador.

Não sei se vai ajudar, mas tenta reinstalar o software.

Sobre a curva de aprendizado dos cursos, tomamos o máximo de cuidado para que tudo esteja no nível do aluno interessado, no caso deste curso iniciante, mas vou passar adiante seu feedback para que outros alunos não tenham este problema.

O comando Expandir nada mais é que transformar linhas (Stroke) em objetos sólidos, segue um exemplo:

Com o objeto expandido você conserva a espessura da linha podendo alterar o tamanho dele mantendo a proporção da espessura.

Uso bastante essa ferramenta quando vou fechar um arquivo. Com ele em objeto consigo juntar diversas formas sem perde-las (Pathfinder), e tenho um controle maior por se tornar uma única formar. Segue exemplo:

Bom, espero que tenha entendido mais ou menos a ferramenta.

E para finalizar, cada um tem seu processo para chegar no resultado final, eu por exemplo não costumo usar essa ferramenta de "Mesclar Pintura em Tempo Real", na aula damos um caminho, porém o mais interessante é descobrir outros jeitos para se chegar ao mesmo resultado, assim você consegue pensar de formas diferentes e abrindo um leque de opções.

Espero ter ajudado e bons estudos!!!

Att,

Fábio Gushiken

Muito obrigado por sua ajuda Fábio.

Estou refazendo o objeto desde o inicio para ver se ouve alguma falha no trajeto. Caso eu perceba algum outro problema, volto ao fórum e relato o que encontrar.

Poxa, obrigado pela explicação dos comandos, agora entendi claramente. Acho que outros também irão tirar proveito dessa explicação. Valeu mesmo!

Grande abraço!

Boa tarde Alex!

Okay, realmente não sei o que possa estar acontecendo com o seu arquivo.

E fico feliz que em ajudar nas outras dúvidas.

Att,

Fábio Gushiken

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software