Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Merge Pandas

Boa Tarde tudo bem?

Bom eu tenho um dataframe ITENS contendo itens descrição e ncm, e tenho também outro dataframe NCM com ncm, descrição. Eu quero fazer um merge na minha tabela de itens com base no NCM, colocando uma coluna nova com a descrição desse NCM se caso ele for encontrado no DataFrame NCM. Fiz um teste e no meu caso ele não traz nada.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeJá validei se o tipo dos campos estão iguais e se o NCM tem nas duas bases. Porém não traz nada.

1 resposta
solução!

Olá, Pedro! Tudo bom? Espero que sim!

Primeiro, é interessante garantir que as colunas de cada DataFrame sejam selecionadas apenas as que serão envolvidas no processo. Então vamos considerar que serão criados dois DataFrames.

df: DataFrame principal, que ficará localizado a esquerda no merge, que nesse caso considero o ncm_itens. df2: DataFrame secundário, a direita, onde as informações serão buscaras para preencher o df, que nesse caso seria o ncm_dados.

Então você pode utilizar o seguinte comando para criar um df3 com a junção destes dois:

df3 = df2.merge(df, left_on='coluna_do_df2', right_on = 'coluna_do_df').drop('coluna_do_df', axis=1) #  O drop é opcional

Você pode encontrar mais informações e exemplos sobre o Merge diretamente no DataFrame através do link

Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Não é necessário fechar o tópico, outras pessoas podem ser ajudadas por ele :D