Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Mercado: Front-End vai até onde?

Boa tarde, minha dúvida é a respeito de um projeto que estou criando com um amigo, dividimos as funções de forma que eu faço o Front-End e ele o Back-end.

A questão é que ele trabalha há anos com Back-end e eu estou começando agora, fiquei 2 meses estudando e implementando o front end de um sistema, utilizando HTML + CSS + JS, finalizei minha parte, o sistema esta totalmente navegável com todos os links realizados, faltando apenas a conexão com o servidor e a programação interna.

Enviei para ele o projeto para que ele verifica-se, ele gostou de tudo porém informou que o que eu fiz até então era apenas 30% de um Front-End, que "meu front é uma imagem com efeitos, pois não tem comunicação nenhuma com o back pois a maioria da interação é css puro, que se ele for programar o back teria que programar o front para receber array de dados, enviar, editar campos, etc..."

Agora estou com uma dúvida que não encontro em lugar nenhum como resolver e gostaria de pedir para os colegas com maior experiência me ajudarem:

O que ele diz é verdade? O Front-end tem que criar essa comunicação com o back end que ele está dizendo("... para receber array de dados, enviar, editar campos, etc...")?? Ou ele apenas esta se aproveitando da minha condição de iniciante?

Pois estou realizando cursos de Front e não cheguei em nenhuma aula que fala sobre essa integração com o Back-end.

Poderiam me tirar essa dúvida fazendo um imenso favor?

4 respostas
solução!

Fala ai Marcelo, tudo bem? Vamos lá:

O que ele diz é verdade? O Front-end tem que criar essa comunicação com o back end que ele está dizendo("... para receber array de dados, enviar, editar campos, etc...")?? Ou ele apenas esta se aproveitando da minha condição de iniciante?

Eu não diria "tem", isso porque existem N tipos de projetos que podemos fazer, se o seu front vai precisar se comunicar com um back vai depender de cada contexto.

Exemplo: Imagine que você queira fazer um site institucional ou landing page, são tipos de informações que tendem a não precisar de um back, isso porque as informações não precisam ser dinâmicas e mudam pouco.

Agora imagine que você queira fazer um Netflix, ai sim, nesse cenário você vai precisar um back para receber as informações no front e mostrá-las na tela (exatamente como seu amigo falou).

Então não tem uma receita de bolo, um certo ou errado e um "dever", tudo depende de cada projeto, onde cada um tem suas necessidades.

No seu caso, para dizer se o que ele está falando faz sentido ou não, eu precisaria entender que tipo de projeto vocês estão fazendo.

Espero ter ajudado.

Boa noite, Marcelo! Como vai?

Sim, o desenvolvedor front-end também precisa lidar com envio e recebimento de dados na comunicação com o back-end. Esse tipo de coisa é visto em vários momentos dos cursos de Angular e React aqui da Alura, por exemplo.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Muito obrigado!

Vocês são demais!!

Como sempre colaborando com o desenvolvimento dos alunos aqui na Alura!

Magina Marcelo, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software