Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Menu de navegação Semântico

Olá, amigos. Tudo bom?

Eu tenho ficado confuso em relação a melhor maneira de criar um menu de navegação porque sei que a tag NAV é semanticamente correta, ao invés de apenas uma DIV. Contudo, vejo muitas pessoas criando um menu de navegação com UL (Lista Desordenada) inserida dentro da tag NAV. Veja abaixo:

<nav>
    <ul>
        <li>
            <a href="#">Exemplo_1</a>
        </li>
        <li>
            <a href="#">Exemplo_2</a>
        </li>
        <li>
            <a href="#">Exemplo_3</a>
        </li>
    </ul>
</nav>

Eu acho muito confuso quando fazem assim, ao invés de utilizar apenas a tag NAV e os "botões" de navegação envoltos dentro da tag a. Veja abaixo:

<nav>
    <a href="#">Exemplo_1</a>
</nav>

O Código fica muito mais limpo e de fácil compreensão, ainda mais na hora de montar o css desse menu de navegação.

Gostaria de saber qual dos dois exemplos que citei é o mais correto semanticamente e logicamente.

1 resposta
solução!

Oi Keven, tudo bem?

A primeira forma que mostrou, apesar de você achar confusa, é a que está semâticamente correta.

O elemento <nav> é usado quando a gente precisa representar um agrupamento de links de navegação e são criados com os elementos <ul>, <li>e <a>. É uma convenção da comunidade, digamos assim.

Usar o HTML semântico é uma boa prática pois além ajudar na manutenção do código, é super importante para acessibilidade.

Um exemplo dessa importância são as pessoas que navegam com ajuda de leitores de tela, com um HTMLsemântico a experiência deles se torna muito melhor e agradável.

Vou deixar aqui a documentação MDN.

E esse artigo sobre O que é HTML semântico?

São leituras muito boas.

Um abraço e bons estudos.