Se eu quiser printar uma mensagem personalizada como: "Não foi possível encontrar o médico de ID 9999" eu teria que capturar essa exceção no meu Controller ou Service?
Se eu quiser printar uma mensagem personalizada como: "Não foi possível encontrar o médico de ID 9999" eu teria que capturar essa exceção no meu Controller ou Service?
Olá Michael!
Se você deseja imprimir uma mensagem personalizada como "Não foi possível encontrar o médico de ID 9999", é necessário capturar a exceção no seu Controller ou Service. A partir daí, você pode criar uma mensagem personalizada e retorná-la para o usuário.
Por exemplo, pode usar a anotação @ExceptionHandler para capturar a exceção e retornar uma mensagem personalizada. Algo assim:
@ExceptionHandler(NotFoundException.class)
@ResponseStatus(HttpStatus.NOT_FOUND)
public String handleNotFoundException(NotFoundException ex) {
return ex.getMessage();
}
Nesse exemplo, a classe NotFoundException é a exceção que é lançada quando o médico com o ID especificado não é encontrado. A anotação @ExceptionHandler informa ao Spring que esse método deve ser chamado quando essa exceção é lançada. A anotação @ResponseStatus define o código de status HTTP que deve ser retornado para o usuário (neste caso, 404 - Not Found). E o método simplesmente retorna a mensagem de erro definida na exceção.
Espero ter ajudado e bons estudos!