4
respostas

Mensagem no método

public boolean transfere (double valor, Conta destino) {
            if(saldo >= valor) {
            this.saca(valor);
            destino.deposita(valor);
            System.out.println("A transferencia foi realizada com sucesso!");
            return true;
            } else {
                System.out.println("Transferencia não realizada");
                return false;
            }}

Eu coloquei a mensagem de sucesso e falha no método, para assim, o metodo retornar a mensagem e não a minha ação (de transferência). Funcionou, isso faz sentido, ou seria melhor não fazer assim?

4 respostas

Lucas, boa tarde!

Muito bom! Eu vou deixar uma dica, e você vê se faz sentido pra você dentro desse contexto. Quando você faz uma transferência, faz sentido ele retornar se funcionou ou não.Coisa que já está sendo feito.

Porém uma possibilidade seria fazer uma validação dessa transferência através de um valor boleano, veja

boolean transferiu = conta1.tranfere(500.00, conta2);

if (transferiu) {
      System.out.println("A transferencia foi realizada com sucesso!");
} else {
    System.out.println("Transferencia não realizada");
}

A mudança fica em quem vai ter a reponsabilidade de mostrar essa mensagem! Não existe um certo e um errado, mas vale a pena o questionamento!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Então, essa é minha dúvida, nesse exemplo que você me mandou, você colocou a responsabilidade da validação na própria transferência né, eu coloquei no método de transferência, no geral, qual é mais usado? O pessoal valida sempre na ação, ou no método?

Lucas, boa tarde!

Então, depende, eu pessoalmente nesse caso não colocaria a mensagem no método, pois a função dela é transferir, apenas isso. Cada função deve ter apenas uma responsabilidade. Mas eu não posso dar uma resposta certeira, pois depende de cada dev

Espero ter ajudado e bons estudos!

Lucas, boa tarde!

Esse link pode te ajudar

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-solucao-unknown-initial-character-set-index-255-76167

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software