Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mensagem de Validação Personalizada para todos os campos

Boa tarde! Estou trabalhando para implementar em meu formulário uma mensagem de Validação personalizada ("Oops, preencha este campo!"), caso o usuário tente enviar o formulário com algum campo em branco. Com o método "document.querySelector(' #idDoInput')" eu obtive sucesso, como exemplificado durante o curso de Acessibilidade Web, porém só é válido para um campo por método. Gostaria de implementar essa funcionalidade para todos os campos, mas de uma maneira que se caso no futuro eu adicione algum campo a mais no formulário, o funcionamento se mantenha sem a necessidade de alteração no Js. Alguma sugestão? Obrigado.

1 resposta
solução!

Fala ai Lucas, tudo bem? Nesse caso você vai precisar aplicar um pouco de abstração e conceitos mais genéricos para seus códigos.

A ideia seria em cada campo você informar suas validações, por exemplo utilizando os atributos: required, max, maxLength, pattern, type, etc...

Ai você vincula o evento de submit ao formulário onde ele vai percorrer todos os campos montando cada validação e a processando.

É um pouco chatinho de se implementar.

Espero ter ajudado.