Estou tentando criar a coluna de faturamento e faturamento total, e na primeira coluna já apresentou esse erro. Poderia me ajudar a entender o porque?
Estou tentando criar a coluna de faturamento e faturamento total, e na primeira coluna já apresentou esse erro. Poderia me ajudar a entender o porque?
Oi, Pedro! Tudo bem?
De acordo com a mensagem de erro estamos enfrentando uma "dependência circular" entre as formulas das colunas, que ocorre quando uma fórmula em uma coluna depende diretamente ou indiretamente do valor da mesma coluna. Ou seja, quando tentamos calcular Faturamento
, usamos Vendas [Valor]
, mas ao mesmo tempo, Vendas [Valor]
também pode depender de Faturamento, criando um "loop" onde o valor de uma coluna depende do valor da outra, que por sua vez depende do valor da primeira, e assim por diante.
Para resolvermos esse problema precisamos, então, reorganizar as nossas formulas para eliminar a dependência, fazendo com que as colunas sejam calculadas de forma independente, sem criar esse ciclo. Devemos refazer as colunas em questão.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!
Qual seria a melhor forma de reorganizar? Pois a coluna faturamento vai depender da coluna valor e da coluna quantidade, mas nenhum delas vai depender da coluna faturamento.
No caso estou fazendo igual ao curso Power BI Desktop: construindo meu primeiro dashboard
Oi, Pedro!
Peço que me envie a sua aba Exibição de modelo, de forma semelhante ao print abaixo, para ajudar a identificar com mais exatidão o problema.
Um abraço!
Oi, Pedro! Espero que esteja bem!
De acordo com a imagem enviada podemos notar que a direção do filtro está definida para ambos, o que está causando a dependência circular, dessa forma, não há um ponto de inicio ou de fim nas relações entre as tabelas.
Devido a isso, para resolver o problema precisamos redefinir a direção do filtro para única. Conseguimos fazer isso clicando na linha que une as tabelas e indo ao menu "Propriedades" que fica do lado direito da tela, como podemos observar na imagem abaixo:
Em seguida, precisamos alterar a opção "Ambos" para "Único" em cada uma das relações, como representado na seguinte imagem:
Espero que isso ajude!
Um abraço!