2
respostas

Memória em longo prazo

Como a neurociência explica situações como andar de bicicleta ou aprender a nadar em uma memória de longo prazo sem a necessidade de repetições ao longo do tempo? Posso afirmar que é porque eu já aprendi e não preciso relembrar meu cérebro para que não esqueça o que foi aprendido? Lembrei agora de quando eu aprendi o verbo “To be” na minha adolescência e nunca mais esqueci sem a necessidade de ficar estudando esse verbo, diferente de quando decorei outros assuntos.

2 respostas

Oi, Lucyanna! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Sua pergunta é ótima! A neurociência explica que habilidades como andar de bicicleta ou nadar são armazenadas na memória de procedimento, ligada ao nosso cérebro mais automático (como o cerebelo). Já o verbo "To be" está na memória declarativa, que guarda fatos e conhecimentos. Ambas podem durar por muito tempo sem revisões constantes, desde que tenham sido bem consolidadas no momento da aprendizagem, com prática, atenção e contexto.

Dica: quanto mais você conecta um novo conteúdo com algo que já conhece e pratica com intenção, mais forte ele fica na memória de longo prazo. Experimente sempre fazer associações e colocar em prática o que aprende.

Para saber mais sobre memória, recomendo a leitura desse artigo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi Rafaela! Obrigada por responder! O artigo é excelente e compreendi perfeitamente!