1
resposta

Memória das linguagens

Sempre quando surge o tema 'memória' eu fico meio perdido. E é até difícil procurar material didático pois ao buscar por 'memoria' (ou memória linguagens ou memória PHP ou memória servidor) o material encontrado raramente fala sobre a memória da linguagem.

Me parece interessante e importante entender o quão danoso (ou não) é se importar com a memória nas linguagens (posso estar enganado e isso não ser relevante hoje em dia). Por exemplo, escrever muito código (seja ele utilizável ou não) é preocupante para memória e processamento ou o impacto é muito baixo? O que é mais preocupante em termos de memória, as requisições de/para o banco? Algum laço muito extenso...?

Se alguém tiver algum link, vídeo ou material sobre, agradeço :)

1 resposta

Um assunto importante mesmo.

Na minha experiência, o cuidado em consultas no banco de dados é essencial.

Realizar uma consulta somente com os dados necessários e poucas conexões. Em listagens, a paginação de resultados é algo que reduz a carga de acesso e transferência dos dados.

O consumo se torna ainda preocupante para site e sistemas com grande uso, se utilizar um servidor cloud, pode-se aumentar a memória e processamento, mas isto vai aumentar os custos.

Atenciosamente Léo Moraes