1
resposta

melhoria na url

No video 4 do curso SEO II o professor cita as melhorias ja ensinadas e realizadas nos videos anteriores ao 4 porém ele cita uma melhoria que não foi mostrada nos videos anteriores que seria a melhoria da url de um site, e esta informação não esta também no post escrito dos videos.

1 resposta

E aí, Everson!

A melhoria na URL é feita adicionando a palavra-chave a qual você quer ranquear. Vou pegar como exemplo a URL desse seu tópico:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-melhoria-na-url-67870

Note que o título que você deu pro tópico está presente da mesma maneira na URL (tem um número ali que só o pessoal da Alura deve saber o que é). Faça um teste e pesquise no Google "melhoria na url" sem aspas mesmo. O primeiro link é justamente essa página.

Isso acontece porque essa página está otimizada com o título do tópico, assim como todos os outros tópicos do fórum (a Alura inteira, na verdade).

Você já deve saber que é recomendado que coloque a palavra-chave no título das páginas, certo? Pensando desse modo, fica fácil imaginar que para colocar as mesmas palavras-chave na URL, basta fazer com que a URL contenha o título da página.

Você certamente já viu páginas cuja URL tem uma sequência de caracteres que dizem nada com nada. Aquilo, se tiver algum propósito, definitivamente não é SEO.

E como fazer essas URLs otimizadas? Geralmente o nome no final da URL é o nome do arquivo.html ou arquivo.php que está sendo acessado. Sim, geralmente, mas nem sempre.

Desse modo, se você quiser incluir a palavra-chave "produto x" na URL, ela deverá ser algo como: seusite.com.br/produto-x ou até mesmo seusite.com.br/loja/produto-x. Com isso, você provavelmente deverá ter um arquivo produto-x.html ou produto-x.php, mas como falei anteriormente, isso não acontece em todos os casos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software