4
respostas

Melhores práticas: Interceptadores CDI x Phase-Listener

Salve rapaziada!! Então estou abrindo este tópico com intuito de discutirmos os pros e os contras na utilização dos interceptadores do CDI x Filter Servlet.

Sabemos que podemos utilizar anotações personalizadas para interceptar o tráfego utilizando CDI e uma outra forma é utilizando os filtros JSF (phase-listener) no mundo business o que se mais ver ??

4 respostas

Oi João, tudo bem?

Para ser sincero no mundo das aplicações os filtros, interceptors etc são pouco utilizados. Em geral eles concentram mais códigos de infraestrutura, como logs e transações... E para isso a galera usa libs prontas, como o deltaspike.

Oi Alberto, a implementação de segurança como autenticação é feita de que forma ? Nos exercícios aqui realizados apresentar a implementação utilizando filtros ou interceptores.. Você comentou sobre biblioteca que deve fazer isto, neste caso estas bibliotecas não utilizam filtros e/ou interceptadores??

Sim, elas utilizam. A ideia é justamente que eles sejam utilizados para esses códigos que são mais característicos entre projetos do que uma regra de negócio específica em si.

Há agora sim entendi. Quando vi sua resposta anterior fiquei imaginando que existiria outra forma de se codificar a segurança de autenticação. Como estou aprendendo a desenvolver eu estou prezando muito pelas melhores práticas. Alguns cursos que já realizei por fora ou até mesmo artigos publicado na internet colocam como exercício exemplos muito superficiais e quando vamos para o mercado de trabalho acabo me sentindo um zé ninguém. kkkk

Então para fim de entendimento, os filtros e interceptadores são poucos utilizados para regra de negócio, porém é utilizado quando queremos fazer Logger, autenticação etc..

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software