1
resposta

Melhores práticas: Como utilizar ReactJS em páginas html com javascript tradicional

Oi pessoal, tudo bom?

Tenho uma dúvida genérica sobre o uso do ReactJS em htmls que contém comportamentos controlados por javascript comum. Um exemplo: suponha que a gente tenha um conjunto de htmls com css e javascript comum ( para alguns comportamentos em tela - validações, animações, etc); neste caso, quando vamos levar partes deste html para dentro de components do ReactJS, sei que o javascript tradicional muitas vezes tem alguma incompatibilidade. Exemplo: não podemos usar o "$" do jquery apenas importanto o jquery no index.html, para isso precisamos instalar o jquery com o npm.

Em alguns projetos que testei, vi que quando a biblioteca é instalada com npm e importada no arquivo do componente ela funciona normalmente... Minha dúvida é: a boa prática é sempre utilizar bibliotecas React para qualquer comportamento em um componente ou é possível manter o javascript original e fazê-lo funcionar dentro do React?

Obrigada, Luiza.

1 resposta

Luiza, a boa prática é utilizar as bibiotecas React para fazer os comportamentos, mas nada impede de usar algo em jQuery ou JavaScript puro, você só vai ter um trabalhinho.

Esse vídeo fala do tema de uma forma bem legal: https://www.youtube.com/watch?v=8HrSf-5CoKg