ei, gente, tudo bem com vocês? quando o professor disse em "melhorar o nosso código, torná-lo mais legível", me surgiu uma dúvida: quanto menor um código (se fizermos uma refatoração certinha e tals), ele será considerado "melhor"? e quando eu pulo linhas (e deixo-as em branco) só para deixar as coisas mais separadinhas, eu estou "poluindo" o meu código? olhem como está o meu código até então (tem vários trechos comentados, para eu assimilar melhor - aliás, os comentários também poluem o código, quando em excesso?):
//tamanhos e posicoes:
//bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
//raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 10;
let comprimentoRaquete = 90;
//raquete2
let xRaquete2 = 585;
let yRaquete2 = 150;
//movimentos:
//bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//raquete2
let velocidadeYRaquete2;
//placar
let placarRaquete = 0;
let placarRaquete2 = 0;
function setup(){
createCanvas(600, 400);
}
function draw(){
background(0, 0, 255);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBolinha();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
movimentaRaquete();
colisaoRaqueteBolinha();
mostraRaquete (xRaquete2, yRaquete2);
movimentaRaquete2();
colisaoRaquete2Bolinha();
incluiPlacar();
marcaPonto ();
} //o erro que estava dando era porque uma estrutura condicional nao estava dentro do escopo da function draw(), eu fechava com os colchetes antes, logo o interpretador nao identificava. agora eu fecho ele aqui certin
function mostraBolinha(){
fill (255, 255, 0)
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha = xBolinha + velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBolinha(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha = velocidadeXBolinha * -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
//para criar as duas raquetes, eu usei a mesma funcao, so mudei os parametros (assim o codigo fica melhor escrito)
function mostraRaquete(x,y){
fill (0, 100, 0)
rect (x, y, larguraRaquete, comprimentoRaquete)
}
function movimentaRaquete(){
if (keyIsDown (UP_ARROW)){
yRaquete = yRaquete - 10
}
if (keyIsDown (DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
//esse entendi mais ou menos (nao entendi a terceira linha)
function colisaoRaqueteBolinha(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete &&
yBolinha - raio < yRaquete + comprimentoRaquete &&
yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
//meu deus, nao entendi nada da funcao a seguir
function movimentaRaquete2(){
velocidadeYRaquete2 = yBolinha - yRaquete2 - larguraRaquete / 2 - 30;
yRaquete2 += velocidadeYRaquete2
}
//se aquele eu nao entendi muito bem, esse entendi menos ainda
function colisaoRaquete2Bolinha(){
if (xBolinha + raio > xRaquete2 &&
yBolinha + raio < yRaquete2 + comprimentoRaquete &&
yBolinha + raio > yRaquete2 - comprimentoRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function incluiPlacar(){
fill (255)
text (placarRaquete, 150, 30);
text (placarRaquete2, 450, 30)
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
placarRaquete += 1;
}
if (xBolinha < 10){
placarRaquete2 += 1;
}
}
obrigada, pessoal :)