edit: desculpa o textão, mas é que a pergunta está meio vaga. Se isso não responder, pode perguntar de novo que eu vou te ajudando
Mateus, tudo bem? Wow, vejo que você tem um belo de um pepino na mão. O Wordpress é muito boa plataforma quando está instalado e muito bom pra usuário final, mas precisa de saber algumas coisas na hora de escolher um plano.
Trabalho com Wordpress há 8 anos e acho que posso te ajudar e atualmente sou head programmer de um e-commerce com blog Wordpress nele.
- Primeiro: determine o tamanho da necessidade do seu pai e quanto ele precisará crescer no futuro, caso ele queira crescer com o site. Ele pode ser separado em algumas categorias:
- Site comum: na maioria das vezes tem apenas algumas páginas e a parte de blog com postagens e suporte a comentários e maiores interações do cliente
- Pequeno investimento: além das páginas e o blog, ele pode ter um pequeno e-commence rodando. Procura saber como anda o acesso dos usuários dele ao e-commerce. Tem muita visualização? Pouca? ( Você precisa usar o Google Analytics pra saber como andam os acessos, tem curso na Altura dele eu acho)
Desses dois pra cima, como e-commerces maiores e integração com marketplace, eu sugiro não ficar com o Wordpress e procurar uma outra plataforma com ERP e emissão de notas fiscais integradas
Quanto a hospedagem: Existem diversas opções. Eu costumo fugir de Locaweb ( tem quem goste, é um assunto delicado com eles) e hospedagens mais locais ( dentro da cidade ou pouco conhecidas ).
Eu uso muito o Hostigator e o Heroku. Eles tem o melhor atendimento e estabilidade que já usei.
Quanto ao plano, tem pra todos os gostos e na maioria das vezes, as hospedagens apresentam 4 planos: Um básico, um semi-intermediário que vai sempre ter um "mais vendido" na oferta, um intermediário e um profissional. Alguns tem até mais que profissional, mas depende da hospedagem
O básico ( geralmente pra sites comuns, mais pra estáticos ) que geralmente tem baixo volume de MB pra
acesso mensal, isso depende do volume de visitas que você tem, limitando a quantidade de acessos mensal.
Em suma, você não vai usar o básico ( mas não sei seu caso com certeza, eu teria que analisar com detalhes )
Os planos semi-intermediários tem uma disponibilidade e tamanho de banda como melhor custo benefício, mas como te falei, analise o caso do seu pai com cautela. Leia os gráficos de acesso e navegação do seus usuários.
E como eu disse, passando disso pra cima (ecommerce com bom volume de acessos ), busque um ERP com integração pra marketplace. Pra começar a pesquisar, você pode dar uma olhada na Tray Commerce que é a plataforma mais fácil de entender como isso funciona ( mas não recomendo ela )
Quanto a migração: você precisa entrar no banco de dados e fazer download do banco de dados e instalar ele na nova hospedagem. Quando ele tiver instalado, você vai ter que entrar nas tabelas do wp-config e mudar os permalinks e os links de direcionamento.
Ai você vai no Wordpress e baixa o backup, existem diversos plugins pra fazer isso.
Se você tiver um conhecimento maior, depois de pegar a base de dados, você pode buscar o Wordpress pelo FTP, mas de agora já te sugiro fazer o download da nova versão do Wordpress e manter ele atualizado. Não se esqueça de abrir o wp-config.php pra
atualizar o nome do banco de dados
Não se esqueça de fazer cacheamento, minificar, verificar o .htaccess
e instalar as páginas e plugins no novo wordpress.
Eu indico o
- Heroku
- Hostgator
ambos no plano semi-intermediário pra uma necessidade pequenas e possibilidade de crescimento.
Isso é apenas uma volta pela superfícies da sua necessidade, dependendo da sua necessidade é possível que tenha mais a se fazer.
Se isso não te clarear ou responder a sua dúvida, faça quantas perguntas quiser, que estarei aqui pra tirar suas dúvidas