4
respostas

Melhor servidor para WordPress

Olá! Meu pai tem uma loja na internet, na plataforma WordPress, antigamente ela ficava sob os cuidados técnicos (pelo motivo do meu pai não saber exatamente como mexer na parte mais técnica da plataforma) com um cara que meu pai contratou. Só que atualmente o cara em questão não presta muita assistência em si e no fim das contas eu que estou resolvendo os problemas dá loja (e inclusive é isso uma das minhas motivações para entrar aqui), então meu pai resolveu deixar comigo essa parte e tirar o cara disso. A questão é: o cara colocou o site no plano de servidor dele e para eu assumir essa parte da loja eu precisaria fazer a migração do servidor antigo para um servidor novo. Gostaria de indicações de bons servidores para sites WordPress e também uma explicação por cima de algum bom plano pra isso, custo benefício etc! Obrigado desde já pessoal!

4 respostas

edit: desculpa o textão, mas é que a pergunta está meio vaga. Se isso não responder, pode perguntar de novo que eu vou te ajudando

Mateus, tudo bem? Wow, vejo que você tem um belo de um pepino na mão. O Wordpress é muito boa plataforma quando está instalado e muito bom pra usuário final, mas precisa de saber algumas coisas na hora de escolher um plano.

Trabalho com Wordpress há 8 anos e acho que posso te ajudar e atualmente sou head programmer de um e-commerce com blog Wordpress nele.

• Primeiro: determine o tamanho da necessidade do seu pai e quanto ele precisará crescer no futuro, caso ele queira crescer com o site. Ele pode ser separado em algumas categorias:
  • Site comum: na maioria das vezes tem apenas algumas páginas e a parte de blog com postagens e suporte a comentários e maiores interações do cliente
  • Pequeno investimento: além das páginas e o blog, ele pode ter um pequeno e-commence rodando. Procura saber como anda o acesso dos usuários dele ao e-commerce. Tem muita visualização? Pouca? ( Você precisa usar o Google Analytics pra saber como andam os acessos, tem curso na Altura dele eu acho)

Desses dois pra cima, como e-commerces maiores e integração com marketplace, eu sugiro não ficar com o Wordpress e procurar uma outra plataforma com ERP e emissão de notas fiscais integradas

Quanto a hospedagem: Existem diversas opções. Eu costumo fugir de Locaweb ( tem quem goste, é um assunto delicado com eles) e hospedagens mais locais ( dentro da cidade ou pouco conhecidas ).

Eu uso muito o Hostigator e o Heroku. Eles tem o melhor atendimento e estabilidade que já usei.

Quanto ao plano, tem pra todos os gostos e na maioria das vezes, as hospedagens apresentam 4 planos: Um básico, um semi-intermediário que vai sempre ter um "mais vendido" na oferta, um intermediário e um profissional. Alguns tem até mais que profissional, mas depende da hospedagem

O básico ( geralmente pra sites comuns, mais pra estáticos ) que geralmente tem baixo volume de MB pra acesso mensal, isso depende do volume de visitas que você tem, limitando a quantidade de acessos mensal. Em suma, você não vai usar o básico ( mas não sei seu caso com certeza, eu teria que analisar com detalhes )

Os planos semi-intermediários tem uma disponibilidade e tamanho de banda como melhor custo benefício, mas como te falei, analise o caso do seu pai com cautela. Leia os gráficos de acesso e navegação do seus usuários.

E como eu disse, passando disso pra cima (ecommerce com bom volume de acessos ), busque um ERP com integração pra marketplace. Pra começar a pesquisar, você pode dar uma olhada na Tray Commerce que é a plataforma mais fácil de entender como isso funciona ( mas não recomendo ela )

Quanto a migração: você precisa entrar no banco de dados e fazer download do banco de dados e instalar ele na nova hospedagem. Quando ele tiver instalado, você vai ter que entrar nas tabelas do wp-config e mudar os permalinks e os links de direcionamento. Ai você vai no Wordpress e baixa o backup, existem diversos plugins pra fazer isso. Se você tiver um conhecimento maior, depois de pegar a base de dados, você pode buscar o Wordpress pelo FTP, mas de agora já te sugiro fazer o download da nova versão do Wordpress e manter ele atualizado. Não se esqueça de abrir o wp-config.php pra atualizar o nome do banco de dados

Não se esqueça de fazer cacheamento, minificar, verificar o .htaccess e instalar as páginas e plugins no novo wordpress.

Eu indico o - Heroku - Hostgator

ambos no plano semi-intermediário pra uma necessidade pequenas e possibilidade de crescimento.

Isso é apenas uma volta pela superfícies da sua necessidade, dependendo da sua necessidade é possível que tenha mais a se fazer.

Se isso não te clarear ou responder a sua dúvida, faça quantas perguntas quiser, que estarei aqui pra tirar suas dúvidas

Nossa! Haha obrigado muito pela sua resposta. Bem vamos então para as questões. É uma loja virtual que usamos o plugin Woocormerce. Ela tem um pouco mais de 1000 visualizações mensais. Não é algo grande. Olhei no Hostgator e gostei bastante, usavamos antes o Redehost para o domínio e para os emails. Pensei em tirar os emails do RedeHost e deixar só o domínio lá e usar o Hostgator como servidor e também para os emails. Seria uma boa ideia? Teria que pedir para o cara dá manutenção os dados que estão no plano do servidor dele não é? Ou tem outra forma de fazer isso?

É uma excelente ideia! Quando se trata de organização, a melhor maneira é centralizar tudo em um único lugar.

Tem outra forma de fazer a migração dos dados dos emails. Você pode baixar um arquivo que contém todos os emails em todas as contas que você tiver lá, provavelmente um arquivo XML. Esse arquivo vai servir pra você upar as informações de volta pro novo servidor. É bem possível que você consiga fazer, já que é um procedimento simples. Como eu não sei qual plataforma você usa, eu devo pedir pra você entrar em contato com o responsável ou perguntar pra ele se tem um meio de você baixar todos eles pra fazer a transferência.

Depois, no novo servidor, você pode configurar um serviço de POP ou SMTP (mais indicado) e redirecionar os emails para o Outlook ou mesmo para o gmail com algumas configurações a mais.

Para configurar os emails e redirecionamentos, a Hostgator até tem um guia:

Configuração inicial https://suporte.hostgator.com.br/hc/pt-br/articles/115000388014-Configurações-de-Clientes-de-E-mail Gmail https://suporte.hostgator.com.br/hc/pt-br/articles/115001222794-Configurar-sua-conta-no-Gmail Office Outlook https://suporte.hostgator.com.br/hc/pt-br/articles/115000388054-Configurando-e-mail-com-Outlook-2010

Tendo mais dúvidas, só chamar

Você me ajudou muito!!! Segui na medida do que entendi as suas dicas haha e agora estou usando o plano business do Hostgator. Só que eu não estou mais conseguindo usar o importador WooDropShip por causa da questão do tempo de execução. Não teria uma indicação de algum outro importador ou de outros servidores que não me gerariam esse problema? Porque atualmente esse está sendo o meu maior problema que estou enfrentando, a minha loja está sem importar nada já tem mais de 15 dias. Obrigado desde já pela ajuda e pelos textões! Tenha um feliz ano novo!!!