Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Melhor maneira de passar parâmetros em uma API Rest

Olá pessoal, Tenho uma aplicação que precisará receber muitos parâmetros do front-end para fazer alguns filtros. Qual seria a melhor maneira, dentro do universo de API Rest, de passar esses parâmetros? Achei que passar através de um método GET, na URL, ficaria grande demais. É ruim fazer isso dentro de um POST ou existe solução mais elegante?

4 respostas

Oi Alysson, quais serão os tipos de filtros que virão do front-end? É uma operação de consulta?

Olá Otávio! Sim, é uma operação de consulta. Alguns do tipo String, outros Booleanos. Várias opções de filtro: nome, endereço, município, cep, etc.

solução!

Alysson eu tinha essa duvida, porém em outro curso que eu fiz ele fala para fazer a seguinte análise.

Como o usuario ira consumir esse serviço, se existe uma frequencia, se os dados não são sensiveis (dados pessoais, cpf, cartão de crédito, etc) poderá ser na url.

Um exemplo que eu tenho bom é: O usuário ira poder salvar no favoritos para uma consulta posterior?

questão de tamanho não significa nada, olha o tamanho da url q o google passa quando vc faz uma consulta no youtube, e outra tbm.

um jeito de vc deixar o metodo menor é usar parametros alternativos, por ex, nome de cliente vc não passa pela url, porém um hash q identifique o cliente sim, um hash q identifique o endereço, ou cep, lembrando que, esses dados também podem ser capturados no método post, por isso é importante fazer toda a parte de segurança que mostra no curso.

Ok! Valeu pela dica.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software