1
resposta

Melhor forma de absorver e entender o conteúdo ?

Olá pessoal bom dia tudo bem ? Gostaria de saber qual a melhor maneira de absorver os conteúdos e entende-los, sinto que estou tendo dificuldades para entender os conteúdos, apenas seguir os vídeos e escrever os códigos ainda me deixa em dúvidas. Como saber quando aplicar tal código ? Quando utilizar os respectivos métodos, funções, class e todo contexto. Eu ainda sinto uma grande dificuldade nisso eu sei o que cada código faz mas não sei quando devo utilizar eles, uma coisa que notei são alguns conceitos mais basicos como:

if else for while

São mais simles de se entender e quando utilizar, agora a definição / criação de classes, métodos, objetos, variaveis e similares eu me perco bastante. Poderiam me dar uma sugestão de como aprimorar esse quesito ?

Qual melhor forma de praticar o contéudo ? Criando exercicios próprios ? Utilizando o conceito da aula e desenvolvendo programas semelhantes ? Como desenhar esse escopo de maneira eficaz ? Tenho tentado criar todo-list e tentar resolver soluções simples mas que me fazem de certa forma entender um pouco melhor o que estou fazendo, mas quando se trata da complexibilidade da criação de classes, métodos, objetos e similares eu me perco.

Atualmente estou no C# parte 5: Bibliotecas DLLs, documentação e usando o NuGet mas sinto que tenho que retrosseder o curso todo para entender o que ainda tenho dúvida e então o que devo fazer ? Por favor me ajudem estou realmente com muita dificuldade. !

1 resposta

Olá Marco, como vai?

Realmente no começo, quando estamos aprendendo alguma linguagem nova é muito comum que a gente se enrole um pouco com alguns conceitos, isso vai ficando mais claro e consistente com o tempo e a prática.

É bacana, pra você já ir estimulando seu aprendizado, que você assista as aulas primeiro (fazendo anotações se quiser) e depois faça as atividades aplicando o que foi abordado. Muitas vezes nesse momento de aplicar o que aprendemos no curso a gente agarra, mas é assim mesmo. Esse é um bom momento de voltar no vídeo ou na transcrição e revisar aquilo que talvez não tenha ficado muito claro.

Quanto a prática, é realmente um processo essencial no aprendizado e é só assim que você vai conseguir entender melhor e fixar cada vez mais os conhecimentos adquiridos. Bacana demais que você já está pegando alguns projetos pra fazer e ir praticando, é isso mesmo. Como você disse que ainda tem um pouco de dificuldade com alguns conceitos da linguagem, vou deixar de indicação aqui dois sites que podem te ajudar nesse processo de prática e reforço do aprendizado:

Esses dois sites tem vários desafios que você realiza na própria plataforma, podendo escolher a linguagem que você quer praticar e reforçando esses conceitos da linguagem, com certeza vai te ajudar bastante nesse processo de aprendizado.

Por falar em aprendizado, te recomendo demais também dar uma olhadinha no curso Aprender a Aprender: Técnicas para seu autodesenvolvimento aqui da plataforma, nele você vai aprender várias técnicas de aprendizado que podem te ajudar nos processos de estudo, além de poder identificar qual o método de aprendizado que você mais se identifica, podendo assim focar mais no modo que funciona melhor pra você.

Sei que a insegurança no início, principalmente de achar que não está aprendendo, é bem grande e as vezes a gente fica meio tenso mesmo. Mas o aprendizado é um processo contínuo, quanto mais você praticar e estudar sobre algo mais você vai aprendendo e quando você menos esperar vai estar sabendo todos esses conceitos e nem vai ter se dado conta.

Continue praticando e se for tendo dúvidas durante as aulas e quiser trocar uma ideia, pode contar com a gente aqui no fórum, beleza?

Bons estudos por aí. =D