Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[meio off topic] Melhorando a nossa Home

Olá a todos. Na primeira parte do curso implementamos o upload das capas dos livros. Na nossa home estou listando os livros com suas respectivas capas mas me bateu uma dúvida. Geralmente em um sistema real temos filtros para limitar o tamanho das imagens etc...mas se repararmos no site da casa do código e sites de vendas em geral,as imagens dos itens tem as mesmas dimensões independente dos tamanho delas em bytes e é de conhecimento da maioria que redimencionar imagens através dos atributos width e heigth é uma má pratica. como podemos resolver essa situação? criar miniaturas no momento do upload? existe alguma outra técnica?

4 respostas

Redimensionar a imagem, com certeza, é uma boa opção. Na configuração do upload, você também pode limitar o tamanho máximo, o que pode ser útil para a aplicação em questão.

Creio que gerar miniatura (thumbnail) da imagem é a melhor opção. Se for tentar gerar uma miniatura da imagem na hora de enviar a imagem ao cliente vai acabar por sobrecarregar o servidor tentando criar toda hora uma imagem menor, logo deixar já salvo no servidor na hora do upload irá gerar somente 1 processo porém terá que ter um servidor com mais capacidade de armazenamento.

Porque não redimensionar na hora da visualização do cliente com width e heigth, com os dispositivos móveis a visualização da imagem de alta resolução iria comprometer todo pacote de dados que uma 3G tenha, ou até mesmo tentar baixar a imagem no celular do cliente sem ele ter espaço suficiente disponível para a imagem.

Não existe a necessidade do cliente no celular ver uma imagem em alta resolução já que não irá interferir por ter uma tela pequena, a menos que ele venha colocar zoom na imagem e quera ver os detalhes da imagem.

Também você pode procurar como faz cache de imagem 'thumbnail' onde aparece as de resoluções menores e vai carregando as imagens de versão maior.

pois é, pensei nessa solução com thumbnail. Essa miniatura eu geraria no mesmo momento do upload?

solução!

eu não entendo muito bem de upload de imagens, mas eu faria sim no momento do upload já faria o upload da versão origial como na versão em thumbnail, pois eu não precisaria ficar chamando o método de fazer a conversão quando eu precisar da imagem, isso além de ter que fazer a imagem ficar pequena quando for chamada a imagem teria o problema de verificar se já existe no BD a imagem e este 2 processos gera custo ao processamento caso ter muitos usuários.