2
respostas

[Meio off] Boot no USB pelo Mac

Estou com o Ubuntu instalado em um pen drive. Acontece que não consigo dar boot nele de forma alguma pelo Mac... quando seguro o option/alt simplesmente não mostra o usb como opção para dar boot. O estranho é que ele foi instalado nessa mesma máquina, ou seja, não tive problema algum em dar boot em um outro pen drive com a imagem. Alguém já passou por isso e sabe como devo proceder? O pen drive está como GUID Partition Map. Acho que essa informação não é útil, mas estou usando um Macbook Pro de 13 polegadas, 2015 com macOS 10.12.3. Muito obrigado

2 respostas

Oi Gustavo,

Tente duas coisas:

1. Nas preferências do sistema, conecte o USB e veja se aparece na lista em "Disco de Inicialização"
  2. Se não foi, reinicia o Mac e assim que tocar aquela campainha quando liga, aperta e fica segurando OPT no teclado até aparecer a tela de escolher o sistema.

Se ainda não deu, sugiro refazer o seu USB pois algo pode ter ficado pra trás: https://business.tutsplus.com/tutorials/how-to-create-a-bootable-ubuntu-usb-drive-for-mac-in-os-x--cms-21253

Olá Ricardo,

Talvez a minha questão não tenha ficado totalmente clara. O link que você me mandou é um tutorial para criar um pen drive bootavel com o instalador do Ubuntu, o que já foi feito. O meu caso é para dar o boot em um pen drive já com o Ubuntu instalado, sendo que a máquina não reconhece o USB no Startup Disk, consequentemente também não reconhece ao segurar o option. Só me mostra o Macintosh HD.

O pen drive funciona perfeitamente em máquinas com BIOS. Estando como GUID teoricamente era para a minha máquina reconhecer.

Obrigado.