Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

MEI para desenvolvimento de software?

Bom dia,

É possível abrir MEI para desenvolvimento de software? Estou prestando serviço para uma empresa e eles querem nota fiscal dos meus serviços (programação) e um contator que eu conheço falou que não e possível abrir uma MEI. Ele quer abrir uma ME.

2 respostas

Olá, Vinicius. Tudo bem?

Na lista de atividades permitidas disponível no Portal do Empreendedor não consta Programador e Desenvolvedor. Então acredito que não seja possível abri MEI para esses serviços.

Mas existem outras maneiras de você abrir uma empresa. Como por exemplo, EI – Empresário Individual ou ME.

Espero ter ajudado.

solução!

Infelizmente, a atividade de programador/desenvolvedor ainda não é abrangida pela Legislação do Microempreendedor Individual, no entanto, existe uma discussão recente sobre o assunto.

Em meados de 2017 foi proposta a sugestão número 59 ao Senado Federal, que solicitava a inclusão dessas atividades como permitidas para enquadramento como MEI. O processo encontra-se em andamento e é muito provável que em breve tenhamos uma resposta.

Ao ser acatada, a proposta será encaminhada ao Congresso Nacional que avaliará a possibilidade de incluir essas atividades no regime. Vale a pena ressaltar que elas já são permitidas para inclusão no Simples Nacional, o que já é um grande avanço e o primeiro passo para serem incluídas no MEI.

https://contsimples.com.br/blog/programador-ou-desenvolvedor-pode-ser-mei

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software