Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Medo das IAs tomarem meu futuro emprego.

Tenho 15 anos, planejo começar na minha carreira de dev aos 16, falei com pessoas da area e geralmente eles começam por baixo, só verificando codigo, ou as vezes um trabalho mais cotidiano, tipo ajudar a colega que o Windows dela parou. Até eu realmente começar a ter o emprego de Dev, deve ser uns 2 ou 3 anos, eu tenho medo das IAs já tiverem substituido os programadores iniciantes. Sabe me dizer se isso tem altas chances de acontecer?

1 resposta
solução!

Oi João! Tudo bem?

A inteligência artificial está, de fato, transformando muitas áreas, incluindo a programação. No entanto, é importante lembrar que a IA é uma ferramenta que pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e facilitar o trabalho dos desenvolvedores, mas não substitui a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas complexos que os humanos possuem.

As IAs podem ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade, mas ainda dependem de pessoas para criar, supervisionar e melhorar os sistemas. Além disso, o desenvolvimento de software envolve muito mais do que apenas escrever código; é preciso entender as necessidades dos usuários, projetar soluções e colaborar com equipes, habilidades que são difíceis de serem substituídas por máquinas.

Um exemplo prático é o uso de ferramentas de IA para sugerir correções ou otimizações no código, como o GitHub Copilot. Elas podem ser ótimas aliadas para aprender e melhorar suas habilidades, mas ainda exigem que você entenda o que está sendo feito e tome decisões sobre como implementar as sugestões.

Portanto, enquanto a IA pode mudar a forma como trabalhamos, ela também abre novas oportunidades. Manter-se atualizado, aprender constantemente e desenvolver habilidades complementares, como comunicação e trabalho em equipe, são maneiras de se preparar para o futuro.

Boa sorte na sua jornada!