Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Medo da idade para ser um desenvolvedor

Bom dia,

Eu sou aluno da Alura tem pouco tempo, mas lendo muito e vendo os videos e ouvindo o podcast de vocês, me ajudam e matam muitas dúvidas minhas sobre carreira, mas sempre vem e me dar uma desmotivação sobre a idade que nós começamos alguma coisa, eu tenho 26 anos e ainda estou na faculdade. Faço sistemas de informação, atualmente trabalho com infra e suporte, mas sempre sonhei em trabalhar como desenvolvedor, particularmente como front e mobile, mas o tempo foi passando e a desmotivação foi me ganhando e me deixando triste em relação a minha idade, entrei na universidade em 2011 e ainda estou nela, só trabalhei com suporte até então, mas em relação a minha idade eu sou novo para poder iniciar na carreira de desenvolvedor?

4 respostas

Oi João, tudo bom?

Cara, sinceramente, não existe idade para começar. Tudo depende do quanto você pretende se dedicar. Um exemplo clássico na comunidade de alguém que começou bem tarde foi o Majour, que começou em 1999 com 56 anos e hoje é uma imensa referencia nacional de desenvolvimento front-end com diversos livros famosos publicados.

Outros exemplos existem com certeza. O peso da idade é justamente a capacidade de adaptação ao mercado. Quem começa cedo tem a oportunidade de aceitar um trabalho que paga menos para aprender e escalar, etc. Quem acaba começando mais tarde precisa de uma vaga que pague pelo menos as contas e isso da uma dificultada. No processo você pode acabar reduzindo um pouco seu padrão de vida também. Mas, estudar de forma continua e aplicar os conceitos que você vai vendo nos cursos em projetos pessoais ajuda bastante nesse processo todo. Em algum momento você vai encontrar uma vaga que se encaixe no seu perfil e tenha a remuneração que você precisa, com o tempo você vai escalando.

Claro que isso tudo é muito pessoal também.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço

Eu opino da mesma forma que o moderador.

Você comentou que deseja trabalhar com mobile. Veja esta pesquisa sobre o perfil dos profissionais da area, estou certo que o resultado vai ser uma surpresa.

https://loocalizei.com.br/perfil-do-mercado-mobile/
solução!

Oi João,

Não sou dev mas queria dizer que a idade (na minha opinião) não é um impeditivo.

Você é muito novo, e mesmo não te conhecendo, acredito que você tem muito chão pela frente!

Eu tenho 33 anos (semana que vem farei 34) e comecei minha segunda graduação esse ano, e olha que será uma larga estrada a ser percorrida (curso de 5 anos), mas não me importa, o importante é seguir em frente para conquistar meu sonho :) Sei que vamos ter muitos desafios, cansaço e etc, mas se você quer seguir na carreira de DEV, vá em frente!

Muito obrigado a cada um de vocês, pelos exemplos e palavras. Eu já tive a oportunidade de ir para um palestra do Maujor, e também já ouvi o Devnaestrada com ele, contando a história foda dele, eu sei que tenho muuuuuuuito chão ainda pra pisar, mas as vezes é difícil, mas é bom continuar e nunca desistir, um abraço para cada um que falou um pouco aqui, muito obrigado mesmo. =]]

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software