1
resposta

Medidas Relativas

Achei o assunto bem confuso. Não compreendi bem sobre a %, CH, REM, e EM. Como podem me ajudar, por favor?

insira seu código aqui
1 resposta

Observe os seguintes códigos :

Código HTML:

<div>

<div><p>Propriedades</p></div>
    <p>Testando</p>

</div>

Código CSS:

div
{
    width: 500px;
    height: 500px;
    background-color: red;
    font-size: 40px;
    text-align: center;
    color: #000;
} 

div div
{
    display: inline-block;
    font-size: 2em;
    color: yellow;
    background-color: green;
    width: 3.2ch;
    height: 50%;
    line-height: 0.7em;
}

Eles produzirão:

Propriedades

Testando

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Porcentagem:

Observe as medidas ligadas à div verde. Primeiramente, eu coloquei sua altura como 50% (height: 50%), mas dá onde será que o CSS se baseou para tirar esses 50%? Pela proporção da figura é fácil notar que a altura da div verde é na verdade 50% da altura da div vermelha. Geralmente, ao utilizar a porcentagem numa certa propriedade, o CSS se baseia nessa mesma propriedade só que de outra tag que chamamos de tag pai. A tag pai é a primeira tag externa. É a tag que engloba a tag atual. No exemplo de código HTML que criei, a tag p com a palavra "Propriedades" tem como tag pai a segunda div. Já a tag p com a palavra "Testando" tem como tag pai a primeira div.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Unidade em: (emphemeral unit)

Ainda na segunda div, o natural seria que o seu texto tivesse o mesmo tamanho do texto da primeira div (40px), porém, ao usar o font-size: 2em, estou dizendo ao CSS que eu quero que o tamanho da fonte na segunda div seja o dobro do que ela herdar de suas tags mais externas. (Observe que o texto amarelo tem o dobro da altura do texto preto, ou seja, 40px * 2)

Unidade ch: (character)

Há uma certo padrão de letras por linha na div verde não é mesmo? Pois é, todas as linhas têm 3 letras. Mas como consegui isso? O que fiz foi especificar que a largura (width) da div verde deveria ser um pouquinho maior do que a largura de 3 caracteres da fonte usada na própria div verde. Conclusão, 1ch é aproximadamente a largura de um caractere da fonte que a tag estiver usando.

Unidade rem: (root emphemeral unit):

Como o próprio nome sugere, a unidade rem é a unidade efêmera da raiz, que nesse caso, é a tag <html> ou então o próprio navegador. 1rem = tamanho da fonte da raiz.

Obs.: voltando na porcentagem, imaginemos por exemplo o código font-size: 120%;. Além do código, vamos supor que a tag pai não tem um font-size definido. Nesse caso, o CSS irá buscar essa propriedade em tags cada vez mais externas (tag avô, bisavô, ...).