1
resposta

Medida para soma mensal (últimos 12 meses)

Tenho um dashboard comercial com várias métricas para avaliação das vendas. Dentro desse conjunto, tenho uma tabela que deveria mostrar a venda mensal dos últimos doze meses em relação ao mês atual. Após muita pesquisa e testes, consegui chegar a duas fórmulas DAX que apliquei e resolveram parcialmente o problema.

UsandoDATESINPERIOD = CALCULATE([somaCRC]; DATESINPERIOD(CalenDAX[Date]; LASTDATE(CalenDAX[Date]); -12; MONTH); VALUES(_CalenDAX[MêsNome]))

Usando Variáveis = VAR MaiorData = CALCULATE( MAX(Venda[VALOR]); ALL(CalenDAX)) VAR DataFinal = ENDOFMONTH(CalenDAX[Date]) VAR DataInicial = EDATE(DataFinal;-12) RETURN IF (MaiorData <= MAX(CalenDAX[Date]) && MaiorData > DataInicial; CALCULATE([somaCRC]; ALL(CalenDAX)); [somaCRC] )

O detalhe é que em ambos os casos, no visual sai mais do que os últimos meses, conforme exemplo abaixo (na minha intenção, deveria aparecer apenas o período entre julho/2021 até junho/2022 que é o mês onde o relatório está filtrado).

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Alguém poderia me ajudar a resolver esse mistério?

1 resposta

Oi, Jose, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Sinto muito que esteja enfrentando problemas em seu dashboard, mas pelas suas fórmulas percebi que está indo no caminho certo, contudo é necessário realizar algumas verificações para garantir que você obtenha o resultado esperado.

No caso da primeira fórmula que utiliza a função DATESINPERIOD, pode ser interessante substituir LASTDATE(CalenDAX[Date]) por MAX(CalenDAX[Date]) para obter a última data disponível nos dados. Dessa forma, você garante que o período considerado será atualizado automaticamente. Já na segunda expressão, a função ENDOFMONTH(CalenDAX[Date]) pode não estar retornando o último dia do mês corretamente, o que pode estar afetando a filtragem. Em vez disso, você pode experimentar a função EOMONTH, que é mais precisa para calcular o último dia do mês.

Recomendo abaixo as documentações das funções mencionadas para que você tenha mais informações a respeito delas:

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Espero ter ajudado e bons estudos!