1
resposta

MEDIDA PARA CALCULAR O RESULTADO DO ANO ANTERIOR

Boa noite!

Estou montando um Dash que seria uma DRE. Esse relatorio é dinamico e sempre me mostra os resultados do ano corrente e do ano anterior. Fizemos isso pelas bases segregadas.

Gostaria de saber se alguem sabe se ha alguma função nativa do Tableau que mostre esse resultado?

1 resposta

Oi, Jose! Tudo certo contigo?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Para apresentar esses resultados, podemos trabalhar com a função LOOKUP, que permite acessarmos valores em linhas anteriores ou posteriores dentro de uma tabela.

Inicialmente, será necessário armazenar em uma medida o valor referente ao ano atual. Sendo assim, acesse a opção "Análise" (do menu superior) e clique em "Criar campo calculado". No espaço de inserção da cálculo, adicione isso:

IF YEAR([Data]) = YEAR(TODAY()) THEN [Valor] END

De maneira geral, estamos coletando a data presente entre os nossos dados e trabalhando apenas com o seu ano. Caso o ano obtido faça referência ao atual, então iremos extrair o valor total obtido neste mesmo ano.

Após criar a medida "Valor do ano atual", criaremos uma outra medida que armazenará o valor no ano anterior, cujo código é este:

LOOKUP(SUM(IF YEAR([Data]) = YEAR(TODAY()) -1 THEN [Valor] END), 0)

O cálculo acima irá somar todos os valores de determinado ano na medida em que este for uma unidade a menos do que o ano atual — ou seja, se estamos em 2023, o ano presente neste cálculo será 2022.

Como estamos lidando com medidas personalizadas, os valores armazenados em cada uma delas serão atualizados conforme os anos forem passando, o que é bastante interessante para apresentação de relatórios!

Jose, espero que essa explicação possa contribuir para a resolução do seu problema! Contudo, como não tenho conhecimentos sobre o seu projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução dessa questão!

Um forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!