Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Médias amostrais

Uma dúvida que me surgiu é que para nós determinarmos o tamanho de certa amostra, para posteriormente analisarmos a média populacional, precisamos de algumas informações, como o desvio padrão, gasto médio e nível de significância. O nível de significância entendo que é arbitrário, mas como nós obtemos a média e o desvio padrão se nós estamos ainda fazendo a conta para determinar o tamanho da população? Esses dados prévios foram feitos sob outra amostra? E o tamanho dessa amostra posterior, como foi obtida? Arbitrariamente também?

1 resposta
solução!

Boas Júlio! Tudo bem? Espero que sim!

Você está correto quando diz que, para encontrarmos o tamanho da amostra, devemos encontrar alguma informação de média da distribuição, preferencialmente de desvio padrão.

Esses dados, em especial o desvio padrão não pode ser definido arbitráriamente. Como você mesmo inferiu, é necessário ou ter esse dado conhecido em pesquisas anteriores, ou realizar uma estimativa com uma quantidade arbitrária de informações.

Por exemplo, considerando uma população infinita e que não sabemos qual o tamanho correto de uma população, podemos selecionar 100 observações (e nesse caso 100 é um número arbitrário) e calcular o desvio padrão dessas 100 observações, e usá-lo como desvio padrão da distribuição.

Outra possibilidade também é usar o cálculo do valor da amplitude dividido por quatro (4). Embora seja menos usado. Isso deve-se a possibilidade de uso dos quartis para encontrar a mediana.

Deixo abaixo também alguns links que me ajudaram nessa pesquisa:

Espero ter ajudado. Bons estudos!