Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mediando a ideação da solução

Eu conduziria a decisão de forma colaborativa, com critérios claros e votação estruturada, para garantir que a solução escolhida faça sentido para o time e para o negócio.

Para o processo de tomada de decisão da solução da minha equipe, eu começaria alinhando o entendimento do problema e do contexto com todos, usando técnicas como Matriz FOFA e 5W1H para garantir que estamos na mesma página.

Em seguida, conduziria uma sessão de Brainstorming com Brainwriting para coletar ideias de forma anônima, reduzindo viés e dando voz a todas as pessoas.

Depois, definiria com o grupo critérios de decisão, como impacto no usuário, viabilidade técnica e custo, e utilizaria uma votação estruturada, inspirada no Zen Voting, para escolher as soluções mais relevantes para prototipar.

1 resposta
solução!

Oi, Lune! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da forma como você descreveu o processo, do jeito que você explicou mostra uma condução muito consciente da ideação e uma boa combinação de ferramentas para manter o grupo alinhado. A integração entre FOFA, 5W1H e Brainwriting realmente fortalece a colaboração e reduz vieses.

Continue explorando essas técnicas, elas deixam o processo mais fluido e inclusivo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!