1
resposta

Mediando a ideação

O processo de ideação pode valer-se de algumas ferramentas para ajudar na tomada de decisões.

A primeira delas diz respeito à identificação (e resumo) de problemas. Através disso podemos elaborar soluções mais assertivas. Para tanto, usaremos o 5W1H, técnica que consiste em perguntar o por quê, quem, quando, onde, quanto e como das coisas.

Uma vez delimitado esse aspecto do principal problema a ser abordado, iremos realizar um processo de divergência das ideações.

Uma das opções seria o brainstorming, que é um levantamento de ideias coletivo. Porém, isso exige uma equipe focada, bem alinhada com o problema e possíveis soluções.

Para tirar qualquer viés possível (como por exemplo alguém apoiar as ideias do chefe e deixar de apoiar a do colega), podemos usar o brainwriting.

Esse método é derivado do brainstorming e consiste em escrever anonimamente suas ideias em um papel, enquanto todos fazem o mesmo e agrupam as ideias em uma pilha. Então as ideias serão expostas sem que saibam quem as sugeriu.

Por fim, uma vez identificadas as principais soluções, pode ser realizado o Zen Voting, uma votação silenciosa onde um mediador distribui cards verdes e vermelhos (em menor quantidade do que os verdes) e então os participantes devem votar a favor ou contra dessas soluções.

1 resposta

Oi, Cristian, tudo bem?

Eu adoro usar o Brainwriting, porque podemos escrever nossas ideias sem que alguém esteja falando e atrapalhando nosso fluxo de pensamento, além de ser uma forma menos enviesada

E o Zen Voting também é ótimo para votar em ideias mais viáveis e assertivas

Obrigada por compartilhar seu texto com a gente, ele está bem prático e eficiente

Bons estudos